José Malhoa e a sua Música
MÚSICA À VISTA
José Malhoa a Música
Espantando dos pardais da seara, José Malhoa, 1904, Coleção particular.
José Relvas
José Relvas tocando violino, de José Malhoa, 1898.
“O pintor José Malhoa (1865-1933) era um mestre no domínio da paleta de óleo, mas só muito ocasionalmente fez trabalhos a pastel, visto à data esta arte ser considerada de menor importância e utilizada com mais frequência em ensaios e estudos.
A amizade entre Relvas e Malhoa era consolidada pelo apreço mútuo e por um grande número de afinidades de ordem ideológica e estética. Era com grande frequência que Malhoa visitava a Quinta dos Patudos e aqui produzia algumas obras para a coleção de José Relvas. No quadro apresentado, José Relvas tocando violino, Malhoa apresenta o realismo que caracteriza a sua arte, retrata o senhor dos Patudos numa das suas atividades preferidas: a música.
José Relvas está concentrado tocando o seu Stradivarius, executando talvez uma peça conhecida de memória da obra de Beethoven, visto ser este o seu compositor preferido. Junto ao músico encontra-se uma mesa com algumas partituras; ao fundo vê-se uma das suas peças preferidas: uma escultura de Soares dos Reis, o estudo em gesso para O Artista na Infância adquirida à família do escultor em 1889.”
Musical Iconography Lab
- Fado, 1910, óleo sobre tela, 150 x 183 cm; Lisboa, Museu da Cidade.
- Gritando ao rebanho, 1875
- Johannes Brahms, 1903, Óleo sobre tela, oval, 58,5×44,5 cm, Museu da Música MM 1063