Lagoa (São Miguel) e as suas filarmónicas

Filarmónica Fraternidade Rural de Água de Pau

Filarmónicas de Lagoa (São Miguel)

Bandas de Música, História e Atividades no Concelho

Associação Musical de Lagoa

A “Associação Musical de Lagoa” foi constituída em 2007, tendo como principal objetivo divulgar a cultura musical no Concelho de Lagoa através da criação de uma Orquestra Ligeira e de uma Escola de Música. Desde 2013 tem sede no edifício da antiga escola da rua Dr. Clemente Vasconcelos.

CONTACTOS

Rua Eng.º Clemente Vasconcelos
9560-099 Lagoa (N. Sra. do Rosário)
Correio eletrónico: assmusicallagoaacores@iol.pt

Banda Estrela d’Alva

A Sociedade Filarmónica Estrela D’Alva foi fundada em 1887, na freguesia de Santa Cruz. A sua sede situa-se na Rua Dr. Filomeno da Câmara n.º 20, em Santa Cruz. O primeiro Presidente desta Filarmónica foi o Padre João José Tavares. Foi da sua autoria a letra e música do hino que se canta à padroeira desta freguesia – Nossa Senhora da Estrela.

A Sociedade tem vindo a merecer brilhantismo em diversas festividades na ilha de São Miguel e tem participado em digressões às ilhas de Santa Maria e Terceira. No ano de 1999, deslocou-se ao Continente, aos concelhos de Penela e Cantanhede, e no ano seguinte, deslocou-se para participar num Festival de Música, a convite da Associação Filarmónica Progresso Pátria Nova de Coja.

A Banda tem desenvolvido um papel importante na área cultural. Sendo a instituição mais antiga do Concelho, com a sua divulgação musical, contribui para a promoção dos valores culturais deixados pelos seus antepassados.

A Filarmónica, através da sua Escola de Música (que se mantém permanentemente a funcionar), tem conseguido um progressivo aperfeiçoamento artístico. É composta por trinta e oito músicos, com idades entre os dez e os cinquenta anos.

Sociedade Filarmónica Lira do Rosário da Lagoa

A SFLRL foi fundada em 1920, pelo Padre João Furtado Pacheco. É constituída por cerca de três dezenas e meia de músicos com idades entre os 12 e os 45 anos. Efetuou a primeira atuação 1920, nas Festas do Sagrado Coração de Jesus, sob a direção do maestro António Jacinto da Câmara e Silva.

Anima festas religiosas e profanas, bem como atos oficiais. A “Lira do Rosário”, ao longo da sua existência, teve a oportunidade de efetuar numerosas atividades, com destaque para os intercâmbios culturais que efetuou com os E.U.A., Canadá, Portugal Continental, Madeira, bem como com algumas ilhas do arquipélago dos Açores.

Realizou intercâmbios no Seixal, Bombarral, Ançã, Ponta do Sol e Calheta de Nesquim. Atuou em festas religiosas nos EUA, Canadá e ilha de Santa Maria. Participou no Concurso de Bandas no Teatro Micaelense e nos Festivais de Bandas realizados no Nordeste, Fenais da Luz e na Lagoa. Incorporou o conto no seu repertório, facto que serviu de inspiração a outras bandas.

Filarmónica Fraternidade Rural de Água de Pau

A 16 de janeiro de 1859, fundou-se a primeira Banda de Música na Vila de Água de Pau, designada por “União”. Em 1863, criou-se a segunda Banda de Música, denominada “Estímulo Artístico”, formada unicamente por artistas. Mais tarde, o nome da banda foi alterado para “Fraternidade Rural”, nome que ainda permanece. A terceira banda fundada em Água de Pau, por Luís Francisco do Couto, era chamada “Aliança”. Em 1883, o Padre Inácio Vieira inaugurou a quarta banda desta freguesia com o nome de “Amor da Pátria”. No entanto, convém salientar que todas estas bandas tiveram um percurso muito curto, desaparecendo com o passar dos anos.

A Banda Sociedade Fraternidade Rural foi a que permaneceu ao longo dos anos. O seu estandarte, de cor branca até meados do ano de 1933, passou para vermelho até 1964. Desta data até o ano de 1983, passou para verde. No entanto, de 1983 até aos dias de hoje é vermelho e foi bordado pelas irmãs de Maria Imaculada, de Vila Franca da Campo. O Hino da Autonomia foi tocado pela banda pela primeira vez no ano de 1981. Desde 1983, utiliza a Bandeira da Autonomia nas suas atuações. Entre os seus regentes contam-se nomes como Osório Augusto Machado, Manuel Resendes, José Eduardo Moniz e, o atual regente, João Resendes.

FFRAP

Filarmónica Fraternidade Rural de Água de Pau

Filarmónica Fraternidade Rural de Água de Pau