Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário
Órgãos de tubos do concelho da Lagoa [2]

[ Ilha de São Miguel ]

De acordo com as informações disponíveis, existem órgãos de tubos nas seguintes igrejas do Concelho:

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário é edifício de arquitetura religiosa, edificado no séc. XVIII sobre uma antiga ermida, que existia neste local. Apresenta-se como uma volumosa e sólida construção de três naves. Tem um notável conjunto escultórico da autoria do Joaquim Machado de Castro da épica setecentista. Ao longo dos anos o templo recebeu alguns equipamentos que melhoraram a liturgia, como o órgão de tubos, considerado um dos mais notáveis das ilhas dos Açores, e que foi classificado como património móvel de interesse público em 2020.

Órgão histórico da autoria de E. F. Walcker & C.ie n.º 481, 1886, restaurado por Dinarte Machado Atelier Português de Organaria, 1987.

Igreja Matriz da Lagoa

[ Santa Cruz ]

Igreja Matriz da Lagoa

Igreja Matriz da Lagoa

A Igreja Matriz de Santa Cruz da Lagoa é um edifício de arquitetura religiosa. No século XVI, o quadro de eclesiásticos deste templo era numeroso, não faltando nele um organista e um mestre de capela. O púlpito, cujo docel é um trabalho admirável de 1782, veio do Convento de São Francisco de Ponta Delgada. Havia um órgão antigo mas, em 1894, foi substituído por outro construído em Ponta Delgada (sob a direção do padre Joaquim Silvestre Serrão?). O relógio da torre veio de França e começou a funcionar em 1909. A atual frontaria e a sua torre foram levantadas no ano de 1844.

Possui um órgão histórico (da autoria de João Nicolau Ferreira ou Manuel de Sousa?), executado em 1894, restaurado por Dinarte Machado Atelier Português de Organaria, em 1993.

Montra

Órgão da Igreja de Santa Cruz

Órgão da Igreja de Santa Cruz

0 comentários

Deixe um comentário

Quer participar?
Deixe a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *