Banda Filarmónica de Magueija, Lamego

Filarmónicas de Lamego

Bandas de Música, História e Atividades no Concelho

Associação Filarmónica e Banda Juvenil de Magueija

Banda Filarmónica de Magueija

AFBJM é uma associação sem fins lucrativos, de cultura e recreio, com o Estatuto de Pessoa Colectiva de Utilidade Pública, que se dedica essencialmente ao ensino e divulgação da Música. Supõe-se que foi fundada entre 1820 e 1824, ainda que a primeira referência documental sobre a banda, date de 1857 aquando da participação de um grupo de músicos na Festa do Santíssimo Sacramento. O seu aniversário é anualmente comemorado a 8 de dezembro, uma vez que a padroeira da Banda é a Imaculada Conceição.

Segundo diz a “lenda”, a Banda terá ido abrilhantar uma festa para os lados de Mesão Frio e, como tal, viu-se obrigada a atravessar o Rio Douro numa barcaça (o meio disponível na época). Como as condições climatéricas eram muito instáveis, no momento em que faziam a travessia, a barcaça correu o risco de se afundar. No meio da aflição, surgiu entre eles a invocação de Nossa Senhora, a Imaculada Conceição, no sentido de obterem a ajuda necessária para superar tal situação e cumprir a missão, o que acabou por acontecer. De então para cá, a Banda passou a honrar no 8 de dezembro a sua padroeira.

Desde 1983 a coletividade rege-se por estatutos próprios, designando-se então por Sociedade Filarmónica de Magueija. Em 1998, os mesmos estatutos foram alterados, passando então a denominar-se Associação Filarmónica e Banda Juvenil de Magueija (AFBJM). Apresenta-se especialmente nas regiões de Trás-os-Montes e Beiras A banda é composta por cerca de 48 elementos com uma média de idades abaixo dos 30 anos, complementando-se com uma escola de música com mais de uma dezena de alunos, que tem a função de ensinar e incentivar o gosto pela música, preencher os tempos livres dos jovens e promover a renovação da Banda. O seu atual maestro e diretor artístico é Gualberto Miguel Rocha, natural de Lamego. Em 1960, atuou no programa televisivo Zip-Zip.

BFM

Banda Filarmónica de Magueija, Lamego

Banda Filarmónica de Magueija, Lamego