Loures e os seus músicos

Músicos naturais do Concelho de Loures

Projeto em desenvolvimento, o Musorbis aproxima os munícipes e os cidadãos do património musical e dos músicos do Concelho.

  • Aldara Medeiros (n. 1994)
  • André Machado (n. 1989)
  • António Saiote (clarinetista, 1960)
  • Beatriz Carvalho (n. 2000)
  • Diogo Vida (n. 1977)
  • Jaime Carriço
  • Luís Gomes (n. 1970)
  • Manuel Mendes (n. 1943 – m. 2009), guitarrista, guitarreiro e compositor
  • Maria Nabeiro (n. 1997)
  • Marina Taipa (n. 1997)
  • Marta Nabeiro (n. 2002)
  • Martim Barbosa (clarinete, n. 2003)
António Saiote

Nascido em Loures, Portugal, em 1960, António Saiote é um artista e pedagogo reconhecido mundialmente. Terminou o curso do Conservatório Nacional com 20 valores, na classe do professor Marcos Romão.

Foi bolseiro da Fundação Gulbenkian em Paris, com Guy Deplus e Jacques Lancelot, e em Munique com Gerd Starke, onde obteve o “Meisterdiplom” da Hochschule de Munique, com distinção. Fez um curso de pós-graduação de Música Contemporânea, em Espanha, com Artur Tamayo e repertório Tradicional em Inglaterra, com Georges Hurst.

Concluiu o mestrado em Direção de Orquestra pela Universidade de Sheffield. Tocou com a Orquestra Gulbenkian, Sinfónica Portuguesa, Orquestra Clássica do Porto, Régie Sinfónica, Rádio Lisboa e Porto, São Paulo, Shanghai, Filarmónica das Beiras, Orquestra do Norte, Orquestra Sinfónica do Algarve e Sinfónica de Zurique.

Leia AQUI a biografia completa.

António Saiote

António Saiote, clarinetista e maestro, de Loures

António Saiote, foto Carlos Azevedo

HISTÓRIA DA MÚSICA

João Lourenço Rebelo

João Soares (ou Lourenço) Rebelo (n. Monção 1610 – m. Apelação, Loures 1661) foi um famoso cantor e compositor de música sacra. Inicia a sua formação com um tio em Caminha, mas cedo vai para a Capela Ducal em Vila Viçosa. Fez estudos de música com o futuro rei D. João IV e veio para Lisboa, com a restauração da independência. Casou em 1652 com D. Maria de Macedo, natural de Unhos, proprietária da Quinta do Val de Ameixoeiro (onde o casal passou a habitar) e filha do provedor das lezírias de Santarém. Foi habilitado familiar do Santo Ofício e comendador da Ordem de Cristo. Por estima, o Rei ordenou que as suas obras fossem impressas. João Lourenço Rebelo compôs vilancicos, hinos, salmos, um Teum Deum e várias missas, uma das quais em homenagem ao 39º aniversário do Rei. A sua obra foi influenciada por técnicas e estilos de composição que ganhavam forma noutros locais da Europa, utilizando os coros e retirando ao órgão a exclusividade do acompanhamento musical em detrimento de instrumentos de sopro. Assim, as suas composições musicais combinavam coros, cantores, solistas e instrumentos,
resultando em sonoridades pouco comuns à época.

Manuel Mendes

Manuel Mendes (n. 1943 – m. 2009) foi um guitarrista, guitarreiro e compositor residente no concelho de Loures.

Marcos Romão dos Reis Júnior

Marcos Romão dos Reis Júnior nasceu em Loures, em 1917 e morreu em 2000. Ana e Marcos, seus pais, proporcionaram-lhe uma educação que desde muito cedo o ligou à música. Ainda muito jovem, ingressou na Banda da sua terra – Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Loures – da qual mais tarde viria a ser regente.

Em 1933, com dezasseis anos, integrou a Banda da Armada como grumete. Aluno do Conservatório Nacional entre os anos 1934 a 1937, concluindo o curso com distinção máxima. Bolseiro pela Fundação Calouste Gulbenkian, estudou entre as elites mundiais do clarinete, no Conservatório de Paris.

Marcos Romão dividia a sua carreira entre músico da Marinha e solista nos muitos recitais em que participava pelo país fora.

Em 1947, destacou-se ao vencer um concurso da Emissora Nacional. Como solista, integrou as antigas Orquestras Sinfónicas de Lisboa, a Orquestra Sinfónica Nacional e a Orquestra Filarmónica de Lisboa. Soprou e dedilhou com mestria nos vários quintetos de sopro por onde passou, explorando a cinética musical em todas as amplitudes e sempre elogiado pela crítica.

Leia AQUI a biografia completa.

Marcos Romão dos Reis Júnior

Marcos Romão dos Reis Júnior, maestro, de Loures

Marcos Romão dos Reis Júnior, maestro, de Loures