Maia e as suas filarmónicas
Filarmónicas da Maia
Bandas de Música, história e atividades no Concelho
- Banda de Música de Moreira da Maia
- Banda Marcial de Gueifães
Banda de Música de Moreira da Maia
A Banda de Música de Moreira da Maia é uma das mais antigas coletividades do Concelho. A sua fundação, em 1847, está intimamente ligada a uma das famílias mais ilustres da freguesia de Moreira – a família Moreira. Foi por Domingos José Moreira que a banda iniciou a atividade, e teve no seu filho José Domingos Moreira o grande impulsionador até 1880. Foi esta família que ao longo de 135 anos manteve esta banda em atividade ininterrupta e com qualidade artística.
Entre 1880-1913 foi regente da Banda um grande musicólogo maiato, Agostinho Teixeira da Silva. São da sua autoria o hino do Visconde de Barreiros, a chula da Maia e a cana verde da Maia, sendo as duas últimas ainda hoje muito conhecidas. Em 1914, assumiu a direção e a regência outro elemento da família Moreira, neto do fundador, de seu nome António Moreira. António Moreira não é o famoso Mestre Clara. Ainda hoje a casa Moreira é conhecida pela casa do Mestre Clara. A autarquia perpetuou a sua memória atribuindo o seu nome à rua que a serve.
Por volta de 1934, António Moreira deixou a regência da banda, sucedendo-lhe outros músicos distintos, como Manuel João Alves, ex-componente da banda da GNR do Porto e Joaquim José de Oliveira. Em 1942, surge novo regente: o professor de música Manuel Moreira da Silva que, durante 28 anos, dirigiu a Banda de Moreira. Em 1971, a regência foi confiada ao 1º Sargento Músico Viriato Carneiro de Araújo. Em 1977 e ao longo de 18 anos, foi regente da banda Domingos José Dias Moreira, bisneto do fundador.
BMMM
Em 1982 a Banda de Música tornou-se uma entidade associativa, contando atualmente com 500 associados. A este seguiu-se entre 1996 e 1998 Manuel Augusto Moreira da Silva, componente da Banda Sinfónica da PSP de Lisboa. Em 1999, assumiu a regência desta banda o jovem maestro José Aureliano Soares da Costa, formado nas fileiras da Banda. Desde a fundação, sempre a Banda de Música albergou e dinamizou uma escola que foi a sua principal formadora de músicos. Tem hoje mais de três dezenas de alunos nos vários graus de aprendizagem. A banda é formada por 55 elementos. Tem abrilhantado muitas festividades no país e estrangeiro.
O projeto Reciclanda promove a reutilização, reciclagem e sustentabilidade desde idade precoce.
Com música, instrumentos reutilizados, poesia e literaturas de tradição oral, contribui para o desenvolvimento global da criança e o bem estar dos idosos. Faz ACD e ALD (formações de curta e longa duração) e dinamiza atividades em colónias de férias com crianças. Municípios, Escolas, Agrupamentos, Colégios, Festivais, Bibliotecas, CERCI, Centros de Formação, Misericórdias, Centros de Relação Comunitária, podem contratar serviços Reciclanda.
Contacte-nos:
António José Ferreira
962 942 759
Banda Marcial de Gueifães
A Banda Marcial de Gueifães foi fundada em 12 de dezembro de 1837 por Manuel José dos Santos Leite e funciona ininterruptamente desde essa data. Em 2018, a exposição “Memórias da Maia – Banda Marcial de Gueifães, 180 anos” esteve patente no Centro Comercial Maia Jardim. Homenageou a BMG, partilhando com os visitantes uma série de registos escritos fotográficos e muitas curiosidades.
BMG