Matosinhos e o seu folclore

Rancho Paroquial de Guifões
Folclore em Matosinhos

Grupos etnográficos, tradições e atividades no Concelho

  • Região: Douro Litoral (Douro Litoral Norte)
  • Distrito: Porto
  • Concelho: Matosinhos

11 grupos

  • Associação grupo etnográfico Os Pescadores do Castelo
  • Escola Infantil do Rancho Típico de São Mamede de Infesta
  • Grupo Folclórico da Casa do Povo de Santa Cruz do Bispo
  • Grupo Folclórico S. Tiago de Custóias
  • Rancho Folclórico de Aldeia Nova – Perafita
  • Rancho Folclórico Os Pescadores de Matosinhos
  • Rancho Paroquial de Guifões
  • Rancho Regional de Guifões
  • Rancho Típico da Amorosa
  • Rancho Típico de Esposade
  • Rancho Típico de S. Mamede de Infesta
Associação grupo etnográfico Os Pescadores do Castelo

GEPC

Associação Grupo Etnográfico Os Pescadores do Castelo

Associação grupo etnográfico Os Pescadores do Castelo

Grupo Folclórico da Casa do Povo de Santa Cruz do Bispo

O Grupo Folclórico da Casa do Povo de Santa Cruz do Bispo pretende ser um museu vivo dos usos, costumes e tradições da região Maiata nos meados do séc. XIX. Pertence geograficamente ao Douro Litoral, o qual representa. O grupo tem influências sociais das classes: lavradores, pescadores, costureiras, principais atividades da freguesia de Santa Cruz do Bispo, nos finais do século XIX, princípios do século XX, e também é influenciado pelas classes abastadas dos emigrantes brasileiros que construíram os seus solares em Santa Cruz do Bispo, onde, ainda hoje, se podem admirar alguns. Lavradores, proprietários e Casa de Lavoura, estavam bem representados em Santa Cruz do Bispo. Algumas famílias de pescadores também moravam em Santa Cruz do Bispo.

A antiga Quinta dos Bispos também estava relacionada, nessa época, com a agricultura. A indústria era pouco representativa.

GFCPSCB

Grupo Folclórico S. Tiago de Custóias

GFSTC

Grupo Folclórico S. Tiago de Custóias

Grupo Folclórico S. Tiago de Custóias

Rancho Folclórico de Aldeia Nova – Perafita

O Rancho Folclórico de Aldeia Nova foi fundado a 10-04-89, em Perafita, Matosinhos. Representa as sua gentes, bravas, briosas e trabalhadoras.

RFAN

Rancho Folclórico de Aldeia Nova

Rancho Folclórico de Aldeia Nova

Rancho Folclórico Os Pescadores de Matosinhos

O Rancho Folclórico dos Pescadores de Matosinhos pretende representar da melhor maneira os usos e costumes da cidade de Matosinhos e da classe piscatória. Em 14 de julho de 1998, um grupo de danças e cantares fez renascer as lembranças dos antepassados, ou seja, o ex. Rancho Folclórico da Casa dos Pescadores de Matosinhos. Este grupo recorda todas as tradições das vareiras e pescadores das praias de Matosinhos.

Tem 50 componentes, incluindo tocadores, cantadores, bailarinos e porta-bandeira. Todos os trajes utilizados contêm toda a alegria deixada por eles, pois são trajes que os pescadores e vareiras do início do século XX usavam nas saídas aos domingos, mas também nas tradicionais festas ao Senhor de Matosinhos.

A tocata é constituída por acordeões, concertinas, cavaquinhos, bombo, ferrinhos, reco-reco e a tradicional viola.
O grupo tem atuado no Norte, Centro e Sul do País. Em termos de representações internacionais, atuou em França (Reims), em Espanha (Pontevedra). Apresentou-se em festas de folclore, romarias, atividades culturais, e em festas de solidariedade.

RFPM

Rancho Folclórico Os Pescadores de Matosinhos

Rancho Folclórico Os Pescadores de Matosinhos

As danças e cantares, do Douro Litoral, foram ensinados pelos pais e avós. Tem 32 danças, entre as quais: Ondas do Mar, Arregaça, vira da Praia, vira de Matosinhos, Fresca Vivinha, Traineira Nova, vira do Pescadores, vira do Mar, Desafio, Fado da Vareira.

Reciclanda

Reciclanda

O projeto Reciclanda promove a reutilização, reciclagem e sustentabilidade desde idade precoce.

Com música, instrumentos reutilizados, poesia e literaturas de tradição oral, contribui para o desenvolvimento global da criança e o bem estar dos idosos. Faz ACD e ALD (formações de curta e longa duração) e dinamiza atividades em colónias de férias com crianças. Municípios, Escolas, Agrupamentos, Colégios, Festivais, Bibliotecas, CERCI, Centros de Formação, Centros de Relação Comunitária, podem contratar serviços Reciclanda.

Contacte-nos:

António José Ferreira
962 942 759

Rancho Paroquial de Guifões

O Rancho Paroquial de Guifões tem como objetivo representar a freguesia de Guifões. É membro efetivo da Federação do Folclore Português, sócio da Associação das Coletividades de Matosinhos e sócio do INATEL.

RPG

Rancho Paroquial de Guifões

Rancho Paroquial de Guifões

Rancho Regional de Guifões

Fundado a 10 de janeiro de 1977, com base no sucesso aquando de um cortejo de oferendas, realizado na Freguesia de São Martinho de Guifões. A escritura foi lavrada em 6 de dezembro de 1982, no 5° Cartório Notarial do Porto, publicada no Diário da República de Janeiro de 1983. São seus objetivos a preservação artístico-cultural da sua população, assim como o desenvolvimento do conhecimento etnográfico de seus componentes. Este grupo pertence, etnograficamente, à região maiata. Ao longo da sua vida, tem apresentado e divulgado os seus usos e costumes em diversas regiões de Portugal e em Espanha.

Rancho Típico da Amorosa

RTA

Rancho Típico da Amorosa

Rancho Típico da Amorosa

Rancho Típico de Esposade

O Rancho Típico de Esposade é uma associação etnográfica que recolhe, preserva e divulga a herança rural das suas gentes, desde 1981.

RTE

Rancho Típico de Esposade

Rancho Típico de Esposade

Rancho Típico de São Mamede de Infesta

O Rancho Típico de São Mamede de Infesta é uma instituição da freguesia de São Mamede de Infesta, concelho de Matosinhos. Foi fundado em 1960 e tem sido um digno representante dos usos e costumes das antigas Terras da Maia, terras essencialmente agrícolas que iam do rio Ave ao rio Douro, circunscritas ao vale do rio Leça.

Realizou pesquisas e recolhas no seu concelho, Matosinhos, onde faz reviver tradições esquecidas no tempo, nomeadamente os cantares de Janeiras e Reis. Organiza, em São Mamede de Infesta a Quinzena cultural onde estão patentes exposições de artesanato e artes plásticas, noites de música popular, Festival de Folclore infantil e festival internacional de folclore.

Possui agrupamento infantil e adulto, teatro, grupo de música tradicional portuguesa e escola de música para instrumentos de tradição popular, nomeadamente: bandolim, braguesa, cavaquinho, violão, concertina.

Organiza colóquios e seminários tendo em vista o enriquecimento cultural dos seus componentes.

Participou em numerosos festivais nacionais e internacionais, do Minho ao Algarve e efetuou digressões ao estrangeiro.

É filiado no INATEL, membro efetivo da Federação do Folclore Português, e coorganizador do Festarte (Festival Internacional de artes e tradições de Matosinhos).

RTSMI

Rancho Típico de São Mamede de Infesta

Rancho Típico de São Mamede de Infesta