Mondim de Basto e o seu folclore

Grupo Folclórico e Recreativo de Vilarinho
Folclore em Mondim de Basto

Grupos Etnográficos, Tradições e Atividades no Concelho

  • Região: Minho (Baixo Minho)
  • Distrito: Vila Real
Grupo Folclórico e Recreativo de Vilarinho

A aldeia de Vilarinho fica situada ao fundo da encosta do Monte Farinha, no Concelho de Mondim de Basto. Em tempos bastante remotos, as pessoas cantavam e dançavam nas desfolhadas, nas cegadas do centeio e nas arrancadas do linho.

Sobretudo aos fins-de-semana, os rapazes pegavam na concertina, tocando, cantando ao desafio e dedicando serenatas às raparigas pela noite dentro.

A fundação do grupo foi possível com a ajuda de duas professoras da região. Isto aconteceu em 1960, embora tivesse uma atividade bastante razoável, só em 1979 é que foi formalmente legalizado.

A maior parte dos nossos trajes são de trabalho, pois há 100 anos, a maioria das pessoas eram pobres e trabalhavam no campo. Havia meia dúzia de casais que viviam melhor e que por isso envergavam outro tipo de indumentária.

As danças mais típicas são: desgarrada, chula, vira e malhão. O grupo é bastante ativo, tendo-se apresentado pelo país de norte a sul do País e no estrangeiro.

Grupo Folclórico e Recreativo de Vilarinho

Grupo Folclórico e Recreativo de Vilarinho

Reciclanda

Reciclanda, música e poesia para um mundo melhor

O projeto Reciclanda promove a reutilização, reciclagem e sustentabilidade desde idade precoce.

Com música, instrumentos reutilizados, poesia e literaturas de tradição oral, contribui para o desenvolvimento global da criança e o bem estar dos idosos. Faz ACD e ALD (formações de curta e longa duração) e dinamiza atividades em colónias de férias com crianças. Municípios, Escolas, Agrupamentos, Colégios, Festivais, Bibliotecas, CERCI, Centros de Formação, Centros de Relação Comunitária, podem contratar serviços Reciclanda.

Contacte-nos:

António José Ferreira:
962 942 759