Montalegre e as suas oficinas de instrumentos

Barro, Montalegre, créditos Lusa
Oficinas de instrumentos musicais

Construção artesanal, restauro, reparação e manutenção de instrumentos no Concelho

A 12 de setembro de 2021, a associação Acendalha, de Paradela do Rio, no concelho de Montalegre,organizou uma oficina de criação de instrumentos musicais em barro. O formador foi o ceramista mexicano Hernán Vargas, que durante uma semana ensinou os princípios de construção de instrumentos em barro.

Esta associação é um coletivo de artistas, entusiastas, produtores de eventos, uma comunidade baseada em Paradela do Rio e nasceu de uma vontade de criar projetos artísticos e eventos culturais.

Entre as iniciativas estava a formação de uma “orquestra de barro”, ou seja, a reunião de “um coletivo de pessoas que explorem instrumentos feito neste material e o seu som”.

Hernán Vargas, a partir de técnicas de modelação e construção em cerâmica, dá a possibilidade para a exploração de sistemas sonoros para fazer instrumentos de vento, de percussão, esculturas sonoras e aproximações a instrumentos de cordas, estabelecendo as bases teóricas e práticas de construção dos instrumentos de sopro, percussão, cordas e esculturas sonoras.

O SUBBARRO pretendeu realizar várias residências artísticas destinadas à criação de instrumentos e repertório musical.

Nestas residências seriam convidados músicos e ceramistas para integrar e orientar a equipa, assim como alguns participantes da primeira oficina SUBBARRO. Seriam no mínimo duas residências “focadas na criação de instrumentos, criação musical e gravação de um álbum”, explicou a responsável da associação.

Depois dos instrumentos feitos, viria a exploração musical, o intercâmbio entre a música e cerâmica, feito para músicos e ceramistas.

Barro, Montalegre, créditos Lusa

Barro, Montalegre, créditos Lusa

Reciclanda

Reciclanda

O projeto Reciclanda promove a reutilização, reciclagem e sustentabilidade desde idade precoce.

Com música, instrumentos reutilizados, poesia e literaturas de tradição oral, contribui para o desenvolvimento global da criança e o bem estar dos idosos. Faz ACD e ALD (formações de curta e longa duração), realiza oficinas de música durante o ano letivo e dinamiza atividades em colónias de férias. Municípios, Escolas, Agrupamentos, Colégios, Festivais, Bibliotecas, CERCI, Centros de Formação, Misericórdias, Centros de Relação Comunitária, podem contratar serviços Reciclanda.

Contacte-nos:

António José Ferreira
962 942 759