Odivelas Rota Musical

Coreto de Odivelas

MÚSICA À VISTA

Sugestões de património edificado

para uma rota musicoturística no Concelho de Odivelas

Coretos

Obras de arte edificadas em função da música, os coretos marcaram uma época em que não existiam emissões radiofónicas de música, mas continuam a ser muito importantes para a divulgação e fruição musical. A bandas filarmónicas e fanfarras faziam e fazem ouvir as suas obras e repertórios nos coretos situados em locais públicos centrais, muitas vezes junto à Igreja Matriz, Capela ou Santuário.

Odivelas . Jardim D. Dinis . Odivelas

No Concelho de Odivelas existem dois coretos: o de Caneças e o Odivelas. O de Odivelas. situa-se no centro histórico, no Jardim e Largo D. Dinis. A sua construção teve início em 1910 e terminou em 1913, tendo sido feito com donativos da população da freguesia de Odivelas e pela Sociedade Musical Odivelense para a exibição, em lugar público, da sua banda. Inicialmente localizado no centro do Largo D. Dinis, no local hoje ocupado pela estátua da Rainha Santa, o coreto foi transferido em 1951/1952 para o jardim com o mesmo nome.

Coreto

Coreto de Odivelas

Coreto de Odivelas

SMO

Sede da Sociedade Musical Odivelense

Sede da Sociedade Musical Odivelense

Odivelas . Rua Maria Gomes da Silva

A SMO, com sala de espetáculos, tem sede na R. Maria Gomes da Silva Santos 7, 2675-282 Odivelas.

SMO, pormenor

Sede da Sociedade Musical Odivelense, iconografia

Sede da Sociedade Musical Odivelense, Iconografia

Vila de Caneças . Largo Vieira Caldas . Coreto

O da vila de Caneças foi construído no Largo do Rossio, atualmente Largo Vieira Caldas, em 1909, local de concentração da população assim como dos veraneantes lisboetas. A sua construção teve como objetivo proporcionar à Banda da Sociedade Musical de Caneças um lugar público para exibir as suas peças musicais.

Coreto

Coreto da Vila de Caneças, Odivelas

Coreto da Vila de Caneças, Odivelas