Oeiras e os seus festivais

Festival de Música Antiga de Oeiras
Festivais de Música em Oeiras

Ciclos, encontros, temporadas e festivais de música e dança no Concelho

Festival de Música Antiga de Oeiras

No ano de 2024, a MAAC concentra as suas actividades em Oeiras na concretização da 17.a edição do Festival de Música Antiga de Oeiras — West Coast. A programação é subordinada à ideia-chave de ‘Contrapontos’. Por exemplo, paralelismos Oriente-Ocidente; a Idade de Ouro da Polifonia e escrita de cânones no Barroco. Do ponto de vista instrumental, são também de natureza diversa os agrupamentos. Do ponto de vista do repertório, teremos estreias modernas de composições contemporâneas para instrumentos antigos.

A programação do festival regressa a repertórios de ‘ouro’ da Música Antiga Portuguesa, privilegiando, como sempre, o labor de reconstituição histórica por grupos especializados, como é o caso do Ensemble Arte Mínima, dirigido por Pedro Sousa Silva, que abre o festival com um programa variado de obras de Vicente Lusitano, um compositor português de origem africana que no século XV obteve uma reputação assinalável em Roma e no mundo musical da Contra-Reforma Católico- Romana.

Em contraponto com este programa, o Bando do Suruyo, agrupamento dirigido por Hugo Sanches, apresenta-nos um programa profano muito animado de Vilancicos, Tonos e Cantatas dos séculos XVI e XVII.

Ainda dentro do período histórico dos séculos XVI e XVII, o Ensemble Flores de Mvsica – Orquestra Renascentista apresenta o programa ‘Niña Era La Infanta’, o qual celebra a passagem dos 450 anos sobre o encontro de duas civilizações, a Japonesa e a Europeia, aquando da chegada da Embaixada do Japão a Portugal no ano de 1574. Flores de Mvsica apresentou já este programa em várias cidades do Japão, Tóquio, Yokkaichi e Nagoya, sendo este programa celebrativo da efeméride que encerra a 17.a edição do West Coast.

Dos restantes concertos, sobressai o programa ‘Sempre Cânone’, onde escutamos o contraponto obsessivo, mas maravilhoso dos cânones de Telemann, em paralelo com as estreias de obras contemporâneas para instrumentos antigos, um projecto muito particular do Duo Andrómeda.

No concerto de 8 de novembro, escutamos, por sua vez, o Duo ‘Em Forma de Pera’ que junta de modo inusitado o bandolim e o órgão histórico, e explora repertórios mais desconhecidos que abarcam a música de Vivaldi a Beethoven. Do período da Revolução Francesa, o pianofortista Michio O’Hara e o cravista João Janeiro elaboraram um programa explosivo de diálogo / disputa entre os dois instrumentos.

Paralelamente aos concertos, como sempre, o festival mantém a já tradicional componente pedagógica e captação de públicos, actividade com as oficinas, encontros com alunos dos conservatórios e apresentação de CD recentemente editados dedicados à difusão da Música Antiga Portuguesa.

O acesso aos concertos terão uma entrada paga, com a Bilhética gerida pela plataforma BOL. No caso das oficinas, para a modalidade de participante será pedida uma doação à associação no valor de €30. As ‘Talks temáticas’ e os Encontros com os Alunos terão acesso livre do público.

Festival de Música Antiga de Oeiras

Festival de Música Antiga de Oeiras

Concurso de Piano de Oeiras

O Concurso de Piano de Oeiras, 6ª edição em 2024, é uma iniciativa da Associação CulturXis e conta com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras.

Reciclanda

Reciclanda

O projeto Reciclanda promove a reutilização, reciclagem e sustentabilidade desde idade precoce.

Com música, instrumentos reutilizados, poesia e literaturas de tradição oral, contribui para o desenvolvimento global da criança e o bem estar dos idosos. Faz ACD e ALD (formações de curta e longa duração). Dinamiza oficinas de música e atividades em colónias de férias com crianças. Municípios, Escolas, Agrupamentos, Colégios, Festivais, Bibliotecas, CERCI, Centros de Formação, Centros de Relação Comunitária podem contratar serviços Reciclanda.

Contacte-nos:

António José Ferreira
962 942 759

Festival Jardins do Marquês

O Festival Jardins do Marquês – Oeiras Valley que teve a primeira edição em 2021, é descrito pela organização como uma experiência de Festival de Música sofisticada, desenhada para despertar todos os sentidos, num espaço icónico, dirigida a um público que privilegia a qualidade e o conforto e procura novas experiências. The Beach Boys, Júlio Resende, Maria Bethânia, Marisa Monte, Maria João Pires, Michael Bolton, Joss Stone são alguns dos nomes que passaram pelo Festival nos últimos anos. Em 2024 apresenta 7 noites de verão inesquecíveis e intimistas, entre o final de junho e o início de julho, junto aos jardins do Palácio do Marquês de Pombal, em Oeiras. Num cartaz cuidadosamente selecionado e de enorme qualidade, com concertos divididos por 2 palcos, ao ar livre, com artistas nacionais e internacionais que incorporam o espírito do evento.

Sítio: jardinsdomarques.pt

Festival Jardins do Marquês - Oeiras Valley

Festival Jardins do Marquês – Oeiras Valley

Ciclo de Órgão de Paço de Arcos

O Ciclo de Órgão de Paço de Arcos teve a sua 1ª edição entre 20 de novembro de 2021 e 19 de março de 2022, e já vai na 3ª edição. Em 1920, foi montado o órgão na igreja que fora construída prevendo essa possibilidade, 5 décadas antes.

Voa – Heavy Rock Festival

Voa – Heavy Rock Festival, 11ª edição em 2022, é um festival que vai o rock ao metal contemporâneo. Regressa após dois anos de interregno forçado, nos dias 30 de junho, 1 e 2 julho, com um cartaz que promete mobilizar os fãs da melhor música feita com guitarras.

Sítio: www.voa.rocks

Voa - Heavy Rock Festival

Voa – Heavy Rock Festival

Encontro de Música Tradicional de Mulheres

O 1º Encontro de Música Tradicional de Mulheres em Oeiras, a 27 e 28 de novembro de 2021, com as Cantadeiras de Terras de Arões e Cramol, contempla um concerto, uma residência, oficinas e concerto das oficinas.

Encontro de Música Tradicional de Mulheres

Encontro de Música Tradicional de Mulheres

CROMA – Ciclo de Música Contemporânea de Oeiras

Sítio: www.facebook.com/musica.croma

O CROMA – Ciclo de Música Contemporânea tem como objetivo promover e divulgar a música contemporânea portuguesa. Em 2021, com um programação de 6 a 10 de outubro, apresentou classes de aperfeiçoamento, seminários, ensaios abertos e concertos de algumas das principais formações dedicadas à vanguarda musical.
O Ciclo pretende alargar os horizontes e as fronteiras da relação entre os compositores de hoje e o público de hoje.

CROMA - Ciclo de Música Contemporânea de Oeiras

CROMA – Ciclo de Música Contemporânea de Oeiras

Festival Internacional de Piano de Oeiras

No desenvolvimento de uma parceria que permitiu, no passado, a realização do “Festival de Música no Palácio” bem como a primeira, a segunda e a terceira edições do Festival Internacional de Piano de Oeiras em 2018, 2019 e 2020, a Câmara Municipal de Oeiras e a Academia de Música Flor da Murta promoveram em 2021 o IV Festival Internacional de Piano de Oeiras, que decorreu de 27 de junho a 1 de agosto no Auditório Ruy de Carvalho, em Carnaxide. O Festival traz ao Concelho de Oeiras reputados pianistas internacionais como Jan Michiels, Angela Cheng, Grigory Gruzman ,Suzana Bartal, Nikolai Lugansky.

Tlm. (+00 351) 919 388 898
Sítio: www.fipoeiras.com
Correio eletrónico: info@fipoeiras.com

Festival Rosa dos Ventos

O Festival Rosa dos Ventos é um projeto da curadoria de Vitorino Salomé, com vista a promover a partilha cultural e artística dos “quatro cantos do mundo” no Município de Oeiras. A edição de 2021 do Festival Rosa dos Ventos decorreu no Mosteiro da Cartuxa nos dias 5, 6, 7 e 8 de agosto, e contou com Janita Salomé e Banda, Vitorino e Banda, Sara Tavares, Batukadeiras de Cabo Verde, Adufeiras da Beira Baixa, AGIR, Kudoro e Matias Damásio. Incluiu ainda atuações de canto gregoriano e cante alentejano.

Festival Sete Sóis Sete Luas

O Festival Sete Sóis Sete Luas nasceu em 1993 e agora é um projeto promovido por uma Rede Cultural composta por 30 cidades de 10 países diferentes: Brasil, Cabo Verde, Croácia, França, Itália, Marrocos, Portugal, Romênia, Eslovênia, Espanha e Tunísia. Desenvolve os seus projetos principalmente na área da música popular, étnica, tradicional e artes plásticas, envolvendo personalidades importantes das culturas europeias e mediterrânicas. A 29ª edição decorreu em Oeiras.

Sítio: www.festival7sois.eu

Festival Sete Sóis Sete Luas

Festival Sete Sóis Sete Luas

NOS Alive

NOS Alive é um festival de música anual realizado no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras, Portugal. Teve a sua primeira edição em 2007. É organizado pela promotora de eventos Everything Is New e patrocinado pela NOS.

Em 2018, o Nos Alive esteve nomeado entre os melhores da Europa, nos European Festival Awards 2017 e esteve na luta pelo prémio de melhor “line-up” do ano.

Sítio: nosalive.com

Nos Alive

Nos Alive