Oleiros e o seu folclore

Rancho Folclórico de Oleiros
Grupos e tradições folclóricas do Concelho de Oleiros

Projeto em desenvolvimento, o Musorbis aproxima os munícipes e os cidadãos do património musical e dos músicos do Concelho.

  • Região: Beira Baixa
  • Distrito: Castelo Branco
Rancho Folclórico e Etnográfico de Oleiros

O Rancho Folclórico e Etnográfico de Oleiros foi fundado em 1966. Passou por várias crises motivadas por falta de recursos humanos e esteve inativo durante quarenta anos. Um grupo de ex-executantes e sócios empenharam-se na reativação do Rancho e hoje, estão no ativo com o objetivo de recordar e transmitir os usos e costumes, danças e cantares que estão ligadas às atividades específicas da região.

Rancho Folclórico de Oleiros

Rancho Folclórico de Oleiros

Em 2007, a Direcção do Rancho Folclórico e Etnográfico de Oleiros tinha programado no seu plano anual de atividades a realização do II Encontro de Ranchos Folclóricos do Concelho de Oleiros, com a participação de 5 ranchos folclóricos de vários pontos do país. (Rancho Folclore e Etnográfico de Oleiros, o Grupo de Danças e Cantares de Abiul, o Grupo Folclore Baixa da Serra – Baixa da Banheira, o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Olaia – Lamarosa e o Rancho Folclórico os Camponeses da Raposa).

Reciclanda

Reciclanda, música e poesia para um mundo melhor

O projeto Reciclanda promove a reutilização, reciclagem e sustentabilidade desde idade precoce.

Com música, instrumentos reutilizados, poesia e literaturas de tradição oral, contribui para o desenvolvimento global da criança e o bem estar dos idosos. Faz ACD e ALD (formações de curta e longa duração), realiza oficinas de música durante o ano letivo e dinamiza atividades em colónias de férias. Municípios, Escolas, Agrupamentos, Colégios, Festivais, Bibliotecas, CERCI, Centros de Formação, Misericórdias, Centros de Relação Comunitária, podem contratar serviços Reciclanda.

Contacte-nos:

António José Ferreira
962 942 759