Oliveira do Hospital e os seus bombos
Grupos de Bombos de Oliveira do Hospital
Bombos, Zés Pereira, grupos e eventos de percussão tradicional no Concelho
Os toques dos bombos são bastante simples sendo ensaiados previamente por cada grupo e tendo na sua força grave e sincopada o maior atrativo.
(Binaural – Associação Cultural de Nodar)
- Açor Tambor – Trio de Percussão Tradicional da Serra do Açor
- Grupo de Bombos Pedra e Racha (Nogueira do Cravo)
Açor Tambor
Açor Tambor – Trio de Percussão Tradicional da Serra do Açor é um projeto de percussão tradicional, composto por Luís Antero, Isaac Gonçalves e Samuel Gonçalves, pai e filhos, que combina a percussão tradicional (tambores/bombos) com o cancioneiro de raiz popular e as paisagens sonoras da(s) serra(s). O sentido de pertença a um território, mais do que a um lugar, marca muito da sua forma e maneira de estar.
O Açor Tambor faz uso das paisagens e marcos sonoros da Serra do Açor (oralidade, património acústico religioso, pastorícia, agricultura…), misturando-as com percussão tradicional. O cancioneiro tradicional da Serra do Açor e Serra da Estrela, principalmente, mas também da Beira Baixa e Trás-os-Montes, fazem parte do seu repertório.
Grupo de Bombos Pedra e Racha
O Grupo de Bombos Pedra e Racha foi constituído em 2005, embora o seu registo apenas se tenha realizado em 2009. Teve a sua génese por motivação, essencialmente, de uma família, que através do seu gosto pelos instrumentos de pele decidiram juntar outras pessoas culminando o seu esforço no alargado grupo que hoje se apresenta. Com o intuito de divulgação da sua cultura e das suas gentes, o grupo sai da “região dos arguinas” para todo o país.
Rua do Salgueiro, 10
3400-483 Nogueira do Cravo OHP
Tlm. (+00 351) 962 775 954 / 938 801 803
Correio eletrónico: bombospedraeracha@gmail.com