Museu da Música Mecânica
Museus de Música em Palmela

Espaços museológicos em torno da Música, no Concelho

Museu da Música Mecânica

O Museu da Música Mecânica, com a área de 1.020 m2, consiste numa caixa totalmente fechada, que estabelece certo paralelismo com uma caixa de música. O alçado principal apresenta uma concavidade que traz à memória as campânulas dos fonógrafos e dos gramofones e assinala a entrada do edifício. O visitante terá a oportunidade de entrar nessa grande “caixa de música”, viajar no tempo, explorar e ouvir com grande curiosidade centenas de instrumentos mecânicos, distribuídos por cinco galerias expositivas, dispostas em redor de um pátio central. Uma escadaria e o elevador conduzem-nos à sala documental, ao auditório com 70 lugares ou à sala multiusos.

MMM

Museu da Música Mecânica

Museu da Música Mecânica

Localizado em Palmela, o Museu da Música Mecânica é um projeto do arquiteto Miguel Marcelino. Foi inaugurado a 4 de outubro de 2016 e é um museu privado.

A Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião pública de 18 de janeiro de 2017, o Protocolo de Colaboração entre a autarquia e o Museu da Música Mecânica, com o objetivo de dinamizar o seu importante espólio junto da comunidade local e da região, nomeadamente, através de grupos organizados pelo Serviço Educativo do Museu Municipal, e das áreas do Turismo e da Intervenção Social.

Este protocolo reconhece o interesse público municipal do museu e estabelece as condições de acesso da comunidade ao referido equipamento cultural, nomeadamente, com ações didático-pedagógicas para o público escolar sem quaisquer custos para os visitantes ou acessos beneficiados, nomeadamente, no Dia Mundial da Criança e no Dia Internacional do Idoso, apesentando ainda descontos para os portadores do Cartão Municipal Idade Maior e do Palmela Tourist Card.

Inaugurado em outubro de 2016, o Museu da Música Mecânica – instalado em Arraiados, freguesia de Pinhal Novo – constitui a concretização de uma aspiração do seu proprietário, Luís Cangueiro, que remonta a 2005, quando o Município recebeu a exposição “Sons para ver, ouvir e sentir – instrumentos de música mecânica”, na Igreja de Santiago, Castelo de Palmela, iniciativa que constituiu um êxito.

Galeria Nascente

Museu da Música Mecânica, créditos P. Nunes

Museu da Música Mecânica, créditos P. Nunes

Galeria Sul

Museu da Música Mecânica, galeria Sul

Museu da Música Mecânica, galeria Sul

Auditório

Museu da Música Mecânica, auditório

Museu da Música Mecânica, auditório

0 comentários

Deixe um comentário

Quer participar?
Deixe a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *