Grupo Musical Fraternidade Pampilhosense
Pampilhosa da Serra e os seus músicos

Projeto em desenvolvimento, o Musorbis aproxima os munícipes e os cidadãos do património musical e dos músicos do Concelho.

Grupo Musical Fraternidade Pampilhosense

Com mais de três séculos de dedicação à música, o Grupo Musical Fraternidade Pampilhosense assume-se como associação artística e recreativa que contribui para o desenvolvimento cultural do concelho e divulga a tradição musical junto da população. De acordo com a inscrição visível numa das faces do estandarte, este grupo foi fundado em 1700 sendo por isso das bandas de música mais antigas do país.

O seu fundador terá sido o padre Truta, pároco da freguesia do Cabril, com o fim de promover e desenvolver a música. No entanto, nenhuma prova atesta que a existência deste grupo data do século XVII, uma vez que o documento mais antigo que existe é uma carta de 6 de setembro de 1863,assinada por António Joaquim Alves da Silva, em nome da sociedade. A 7 de dezembro de 1907 surgem os primeiros estatutos conhecidos, assumindo juridicamente este grupo como Associação Artística e Recreativa. Vinte anos depois, a 8 de dezembro de 1927,são aprovados os segundos estatutos que estabelecem como objetivo fundamental da associação a arte musical e dramática.

No final do século XIX, início do século XX, o Grupo Musical Fraternidade Pampilhosense contou com a dedicação e apoio material do Dr. José Maria Henriques da Silva. È importante salientar que grande parte da história desta filarmónica se encontra relatada nas partituras e papéis de música, onde o executante ou o regente escrevia passagens ou datas importantes. Exemplo disto é a partitura da célebre marcha fúnebre “Lágrima” ou “Saudade”, escrita por Jaime da Cunha, onde se pode ver escrito: “Escrita para o funeral da filha do autor e tocada no dia 29 de Abril de 1923”. Outros exemplos são ainda “Recordação da Pampilhosa”, escrita por José Nunes Afonso, escreveu: “À memória de Armando Afonso, 8 de Outubro de 1958”.

GMFP

Grupo Musical Fraternidade Pampilhosense

Grupo Musical Fraternidade Pampilhosense

0 comentários

Deixe um comentário

Quer participar?
Deixe a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *