Jaime Lopes Dias, etnógrafo, de Penamacor
Músicos naturais do Concelho de Penamacor

Projeto em desenvolvimento, o Musorbis aproxima os munícipes e os cidadãos do património musical e dos músicos do Concelho.

  • Jaime Lopes Dias (etnógrafo, 1890-1977)
Jaime Lopes Dias, etnógrafo, de Penamacor

Jaime Lopes Dias, etnógrafo, de Penamacor

Tem uma rua com o seu nome em Lisboa.

BANDAS FILARMÓNICAS

Banda Filarmónica de Aldeia de João Pires

A Banda Filarmónica de Aldeia de João Pires celebrou em 2028 o 110º aniversário. A TVEuropa noticiou que a Câmara Municipal de Penamacor apoia requalificação da sede da Banda Filarmónica de Aldeia de João Pires, dado que para o presidente da autarquia “é uma associação que dignifica o concelho”. As comemorações dos 110 anos da Banda Filarmónica de Aldeia de João Pires tiveram o ponto alto com um grande concerto a que assistiram centenas de pessoas. No concerto participaram cerca de 250 músicos de cinco bandas.

BFAJP

Banda Filarmónica de Aldeia de João Pires

Banda Filarmónica de Aldeia de João Pires

Depois de um grande desfile das cinco bandas de música e de um almoço convívio decorreu, no dia 8 de setembro, um concerto único que contou com a participação da Banda Municipal Alterense, Banda da Sociedade Filarmónica Fraternidade de S. João de Areias, da Banda da Sociedade Filarmónica Louriçal do Campo e da Banda a Sociedade Filarmónica União Maçaense, para além da Banda Filarmónica de Aldeia de João Pires.

Durante as comemorações o Presidente da Câmara Municipal de Penamacor, António Luís Beites Soares, agradeceu o convite da Banda Filarmónica de Aldeia de João Pires para estar presente nas cerimónias do aniversário e indicou que era uma “obrigação” do executivo camarário apoiar a coletividade. António Luís Beites Soares referiu que o Município iria continuar a dar o seu apoio incondicional “porque é uma associação que dignifica o concelho. É uma banda com mais de quarenta elementos, mérito extraordinário do maestro e de todos os dirigentes”. O presidente do Município acrescentou ainda que as obras de requalificação da sede da coletividade, apoiadas pela Câmara, vão arrancar em breve.

As comemorações do aniversário da Banda tiveram início no dia 7 de setembro à noite, com a abertura do bar e com a atuação de Pedro Domingues (Coverkill), e prosseguiram no dia 8 de setembro integradas nas comemorações de Nossa Senhora da Graça, com arruada, Eucaristia e a tradicional Procissão. Para além do concerto as atividades do dia terminaram com a atuação de Micael Simões. No domingo, dia 9, voltou a atuar Pedro Domingues, com Coverkill. Uma iniciativa que teve o apoio da Câmara Municipal de Penamacor.

0 comentários

Deixe um comentário

Quer participar?
Deixe a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *