Rancho Folclórico Santa Cecília da Fajã de Cima
Folclore em Ponta Delgada

Grupos Etnográficos, Tradições e Atividades no Concelho

  • Região Autónoma dos Açores
  • Ilha: São Miguel
  • Concelho: Ponta Delgada

03 grupos

  • Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva
  • Rancho Folclórico da Casa do Povo do Livramento
  • Rancho Folclórico Santa Cecília da Fajã de Cima
Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva

O Grupo canta e balha o que o povo da Ilha de S. Miguel fazia nos séculos passados nos seus folguedos, como Festas do Espírito Santo, romarias, matanças de porco, desfolhadas ou simplesmente nos intervalos e final da dura labuta da pesca ou agricultura. Cantar às Estrelas tem origem na religiosidade popular, de invocação a Nossa Senhora da Estrela que tem lugar sempre na noite do dia 1 para 2 de fevereiro, parando em diversas casas a cantar onde é oferecido doces e licores.

Rancho Folclórico da Casa do Povo do Livramento

O Rancho Folclórico da Casa do Povo do Livramento foi fundado em 24 de novembro de 1992 e desde esta data tem filiação na INATEL. A freguesia do Livramento sentiu necessidade de formar um grupo Folclórico para preservar os usos e costumes do seu povo. Os seus trajos, danças, cantares e músicas são de certo modo expressão viva de sentir e viver os antepassados.

Em 1999 foi federado na Federação do Folclore Português. Em 2000 obteve estatuto de utilidade pública. É composto por cerca de 35 elementos, na sua maioria estudantes.

Rancho Folclórico da Casa do Povo do Livramento

Rancho Folclórico da Casa do Povo do Livramento

Rancho Folclórico Santa Cecília da Fajã de Cima

O Rancho Folclórico Santa Cecília da Fajã de Cima foi fundado em 1973. Interpreta as danças e os cantares da sua ilha natal, e canta vários temas das diversas ilhas dos Açores. Teve como diretor fundador João Vieira Jerónimo, conhecido no meio micaelense como grande embaixador dos valores culturais do povo.

O Rancho Folclórico Santa Cecília é uma associação cultural que procura recolher, preservar e divulgar os usos e costumes da Ilha de São Miguel, através do seu folclore: música, cantares, danças e trajes. Das participações em festivais de folclore, já atuou em quase todas as localidades dos Açores, e também em Portugal continental e no estrangeiro.

Rancho Folclórico Santa Cecília da Fajã de Cima

Rancho Folclórico Santa Cecília da Fajã de Cima

Organiza vários eventos na área do folclore, com especial relevo para as Feiras de Artesanato e Festival das Azáleas. Colabora em diversas iniciativas com fins humanitários, de solidariedade social e de caráter cívico. Colabora, ainda, com escolas, através de ações pedagógicas e cedência de material etnográfico e bibliográfico. É filiado no INATEL.