Banda Municipal da Ponta do Sol
Músicos do Concelho da Ponta do Sol

Projeto em desenvolvimento, o Musorbis aproxima os munícipes e os cidadãos do património musical e dos músicos do Concelho.

Banda Municipal da Ponta do Sol

A atividade filarmónica na Ponta do Sol surgiu a 1 de dezembro de 1882, com o apoio de uma família tida como mecenas desta localidade – a dos Wilbrahan.

A Banda começou por se chamar Filarmónica da Restauração, tendo em conta a data da sua criação, e pouco depois, Filarmónica Príncipe d’Ordenburg. Esta designação foi a forma encontrada pelos dirigentes da Filarmónica da Restauração para agradecer a contribuição monetária dada por este príncipe durante a sua estadia em terras madeirenses (entre 1884 e 1885). A designação Príncipe d’Ordenburg prevaleceu até 1944, altura em que foram elaborados os novos estatutos, e desde então a filarmónica pontassolense passou a ser designada como Banda Municipal da Ponta do Sol.

Nos anos 50 a Banda foi desativada devido à falta de executantes em consequência da forte emigração e dificuldades financeiras verificadas neste período. Em 1984, a Banda Municipal da Ponta do Sol foi reativada, continuando até aos nossos dias ininterruptamente. Na década de 90, num dos momentos altos do seu historial, a Banda Municipal da Ponta do Sol faz uma digressão ao Curaçau, Aruba e Venezuela. Desde 2001, a banda organiza o Festival de Música Filarmónica da Ponta do Sol, que acontece por alturas das Festas do Concelho da Ponta do Sol, com a presença de duas bandas convidadas, sendo uma da Ilha da Madeira e uma de fora da ilha. O intercâmbio permitiu que o Concelho da Ponta do Sol fosse representado em diferentes situações e locais como: Abrantes (em 2002), Taveiro (em 2004), Arquipélago dos Açores: Ilhas de S. Miguel e Terceira (em 2006 ), Montemor-o-Novo (em 2010) e em 2012 em Pragança. A Banda conta com cerca de 30 elementos formados na escola de música da coletividade e com colaboradores amigos da instituição. A Banda é dirigida pelo professor Élio Jardim.

Banda Municipal da Ponta do Sol

Banda Municipal da Ponta do Sol

0 comentários

Deixe um comentário

Quer participar?
Deixe a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *