Banda de Música de Ponte de Lima
Filarmónicas de Ponte de Lima

Bandas de música, história e atividades no Concelho

  • Banda de Música de Estorãos
  • Banda de Música de Moreira do Lima
  • Banda de Música de Ponte de Lima
  • Banda Musical de São Martinho da Gandra
Banda de Música de Estorãos

A Banda de Música de Estorãos, a mais jovem do Concelho, nasceu do Grupo Cultural de Estorãos e foi fundada a 30 de dezembro de 2007. Contém mais de 45 elementos, quase todos iniciados na referida escola. A sua Direção pertence ao Grupo Cultural de Estorãos, mas é administrada por um Conselho de Gerência com autonomia própria, presidida por Eugénio Afonso. A Escola de Música e a regência da Banda estão a cargo do Maestro António de Pádua Lima, coadjuvado por seu filho, Fernando Lima.

Banda de Música de Estorãos

Banda de Música de Estorãos

Banda de Música da Casa do Povo de Moreira do Lima

A Banda de Música de Moreira do Lima foi fundada por volta de 1880. Em tempos existiam duas bandas de música na Freguesia. Desmembraram-se devido a rivalidades pessoais que originaram a apreensão de todo o instrumental, em 30 de dezembro ele 1938, pelo Administrador do Concelho. Com a formação da Casa do Povo e a aprovação dos seus Estatutos, a banda de Música de Moreira de Lima passou a pertencer à referida Casa em 1939. A partir dessa data e já com o nome atual, manteve-se em atividade, até meados de 1975, altura em que a Banda suspendeu a sua atividade. Em meados de 1980, com o apoio da Junta de Freguesia e o esforço da direção da Casa do Povo e da população da freguesia, foi possível reativar a Banda.

Banda de Música da Casa do Povo de Moreira do Lima

Banda de Música da Casa do Povo de Moreira do Lima

Banda de Música de Ponte de Lima

De acordo com o livro “Apontamentos Históricos da Vila de Ponte de Lima – Banda de Ponte de Lima”, compilado por A.M.S.C., de Junho de 1977, arquivado na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima, supõe-se que a primeira banda fundada na vila data dos anos 1788 a 1790.

A partir de 1850, a Banda de Música de Ponte de Lima, após algum tempo de atividade, passou a estar ligada aos Bombeiros até 1900. No princípio do ano de 1979, por iniciativa de alguns músicos e amigos, foi constituída a associação “Grupo de Cultura Musical de Ponte de Lima”, na qual está integrada a Banda de Música de Ponte de Lima, e cujos estatutos foram publicados em 1979. Em 1987 foi atribuído ao “Grupo de Cultura Musical de Ponte de Lima” o estatuto de Entidade de Utilidade Pública.

A BMPL é associada de pleno direito da Federação Regional de Bandas Filarmónicas do Minho com o Nº4 e é também associada do INATEL. Atualmente é dirigida pelo jovem Maestro limarense Gaspar André Fernandes Pereira Lima. Tem como diretor artístico o Maestro Major José Custódio da Silva Gonçalves.

Participou em vários certames e festivais tanto a nível nacional como internacional: Festival de Bandas do Alto Minho; Covões (Coimbra); Mimosa 81; Aniversário da Banda de Espinho; Festival de Ponte de Lima (1991); Festival de Bandas de Vila Nova de Cerveira (2010). Gala Dançante; Pontevedra; Porrinho; Rosal, Beade e Las Neves, estes últimos em Espanha. É presença assídua nos “Concertos de Inverno” realizados pela Câmara Municipal de Ponte de Lima. Tem um repertório muito diversificado, do clássico ao ligeiro, contando também com marchas, rapsódias e tudo o que é habitual tocarem nas bandas filarmónicas.

A Banda de Música de Ponte de Lima é composta por cerca de 70/75 elementos na sua maioria jovens, de ambos os géneros. A média de idade dos seus executantes ronda os 24 anos tendo sido formados na Escola de Música da Banda de Música de Ponte de Lima. A nossa banda tem uma Escola de Música que funciona todo o ano, aos Sábados de manhã e de tarde, de maneira quase gratuita, basta os pais serem sócios. A finalidade desta escola é formar alunos para que sejam integrados na nossa banda.

BMPL

Banda de Música de Ponte de Lima

Banda de Música de Ponte de Lima

É objetivo da Banda de Música de Ponte de Lima e da Associação do Grupo de Cultura Musical de Ponte de Lima desenvolver na população o gosto pela música, desenvolver nas crianças e jovens o grau de autonomia, de responsabilidade e laços de solidariedade, ocupar os jovens em atividades úteis para que se possa construir uma sociedade melhor. É também prioridade da Banda divulgar cada vez mais a Vila de Ponte de Lima.

Banda Musical de São Martinho da Gandra

A Banda Musical de S. Martinho da Gandra (concelho de Ponte de Lima) é uma das quatro bandas filarmónicas de Ponte de Lima. Com quase 180 anos de existência orgulha-se de ter contribuído para a formação e crescimento de centenas de jovens na região. Tem atualmente cerca de 60 músicos, na sua maioria jovens oriundos da terra e localidades vizinhas. A BMSMG foi fundada em 1836 pelo então seminarista e posteriormente padre Manoel de Oliveira. Foram décadas de glória, não esquecendo para esse contributo os saudosos Diogo de Oliveira e seus filhos Diogo e o famoso maestro Miguel de Oliveira. Depois de uma pausa de 9 anos (1986-1995), a banda ressurgiu inserida no Centro Social Paroquial de S. Martinho da Gandra, e sob direção artística de António de Pádua Lima.

Banda Musical de São Martinho da Gandra

Banda Musical de São Martinho da Gandra

0 comentários

Deixe um comentário

Quer participar?
Deixe a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *