Ponte de Lima e as suas filarmónicas
Filarmónicas de Ponte de Lima
Bandas de música, história e atividades no Concelho
- Banda de Música de Estorãos
- Banda de Música de Moreira do Lima
- Banda de Música de Ponte de Lima
- Banda Musical de São Martinho da Gandra
Banda de Música de Estorãos
A Banda de Música de Estorãos, a mais jovem do Concelho, nasceu do Grupo Cultural de Estorãos e foi fundada a 30 de dezembro de 2007. Contém mais de 45 elementos, quase todos iniciados na referida escola. A sua Direção pertence ao Grupo Cultural de Estorãos, mas é administrada por um Conselho de Gerência com autonomia própria, presidida por Eugénio Afonso. A Escola de Música e a regência da Banda estão a cargo do Maestro António de Pádua Lima, coadjuvado por seu filho, Fernando Lima.
Banda de Música da Casa do Povo de Moreira do Lima
A Banda de Música de Moreira do Lima foi fundada por volta de 1880. Em tempos existiam duas bandas de música na Freguesia. Desmembraram-se devido a rivalidades pessoais que originaram a apreensão de todo o instrumental, em 30 de dezembro ele 1938, pelo Administrador do Concelho. Com a formação da Casa do Povo e a aprovação dos seus Estatutos, a Banda de Música de Moreira de Lima passou a pertencer à referida Casa em 1939. A partir dessa data e já com o nome atual, manteve-se em atividade, até meados de 1975, altura em que a Banda suspendeu a sua atividade. Em meados de 1980, com o apoio da Junta de Freguesia e o esforço da direção da Casa do Povo e da população da freguesia, foi possível reativar a Banda.
Banda de Música de Ponte de Lima
De acordo com o livro “Apontamentos Históricos da Vila de Ponte de Lima – Banda de Ponte de Lima”, compilado por A.M.S.C., de Junho de 1977, arquivado na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima, supõe-se que a primeira banda fundada na vila data dos anos 1788 a 1790.
A partir de 1850, a Banda de Música de Ponte de Lima, após algum tempo de atividade, passou a estar ligada aos Bombeiros até 1900. No princípio do ano de 1979, por iniciativa de alguns músicos e amigos, foi constituída a associação “Grupo de Cultura Musical de Ponte de Lima”, na qual está integrada a Banda de Música de Ponte de Lima, e cujos estatutos foram publicados em 1979. Em 1987 foi atribuído ao “Grupo de Cultura Musical de Ponte de Lima” o estatuto de Entidade de Utilidade Pública.
A BMPL é associada de pleno direito da Federação Regional de Bandas Filarmónicas do Minho com o Nº4 e é também associada do INATEL. Atualmente é dirigida pelo jovem Maestro limarense Gaspar André Fernandes Pereira Lima. Tem como diretor artístico o Maestro Major José Custódio da Silva Gonçalves.
Participou em vários certames e festivais tanto a nível nacional como internacional: Festival de Bandas do Alto Minho; Covões (Coimbra); Mimosa 81; Aniversário da Banda de Espinho; Festival de Ponte de Lima (1991); Festival de Bandas de Vila Nova de Cerveira (2010). Gala Dançante; Pontevedra; Porrinho; Rosal, Beade e Las Neves, estes últimos em Espanha. É presença assídua nos “Concertos de Inverno” realizados pela Câmara Municipal de Ponte de Lima. Tem um repertório muito diversificado, do clássico ao ligeiro, contando também com marchas, rapsódias e tudo o que é habitual tocarem nas bandas filarmónicas.
A Banda de Música de Ponte de Lima é composta por cerca de 70/75 elementos na sua maioria jovens, de ambos os géneros. A média de idade dos seus executantes ronda os 24 anos tendo sido formados na Escola de Música da Banda de Música de Ponte de Lima. A nossa banda tem uma Escola de Música que funciona todo o ano, aos Sábados de manhã e de tarde, de maneira quase gratuita, basta os pais serem sócios. A finalidade desta escola é formar alunos para que sejam integrados na nossa banda.
BMPL
É objetivo da Banda de Música de Ponte de Lima e da Associação do Grupo de Cultura Musical de Ponte de Lima desenvolver na população o gosto pela música, desenvolver nas crianças e jovens o grau de autonomia, de responsabilidade e laços de solidariedade, ocupar os jovens em atividades úteis para que se possa construir uma sociedade melhor. É também prioridade da Banda divulgar cada vez mais a Vila de Ponte de Lima.
O projeto Reciclanda promove a reutilização, reciclagem e sustentabilidade desde idade precoce.
Com música, instrumentos reutilizados, poesia e literaturas de tradição oral, contribui para o desenvolvimento global da criança e o bem estar dos idosos. Faz ACD e ALD (formações de curta e longa duração), realiza oficinas de música durante o ano letivo e dinamiza atividades em colónias de férias. Municípios, Escolas, Agrupamentos, Colégios, Festivais, Bibliotecas, CERCI, Centros de Formação, Misericórdias, Centros de Relação Comunitária, podem contratar serviços Reciclanda.
Contacte-nos:
António José Ferreira
962 942 759
Banda Musical de São Martinho da Gandra
A Banda Musical de S. Martinho da Gandra (concelho de Ponte de Lima) é uma das quatro bandas filarmónicas de Ponte de Lima. Com quase 180 anos de existência orgulha-se de ter contribuído para a formação e crescimento de centenas de jovens na região. Tem atualmente cerca de 60 músicos, na sua maioria jovens oriundos da terra e localidades vizinhas. A BMSMG foi fundada em 1836 pelo então seminarista e posteriormente padre Manoel de Oliveira. Foram décadas de glória, não esquecendo para esse contributo os saudosos Diogo de Oliveira e seus filhos Diogo e o famoso maestro Miguel de Oliveira. Depois de uma pausa de 9 anos (1986-1995), a banda ressurgiu inserida no Centro Social Paroquial de S. Martinho da Gandra, e sob direção artística de António de Pádua Lima.