Orquestra Ligeira da Câmara Municipal de Ponte de Sor
Filarmónicas de Ponte de Sor

Bandas de Música, História e Atividades no Concelho

  • Orquestra Juvenil da Câmara Municipal de Ponte de Sor
  • Sociedade Filarmónica Galveense
Orquestra Juvenil da Câmara Municipal de Ponte de Sor

A Orquestra Juvenil da Câmara Municipal de Ponte de Sor foi criada em 1981 por deliberação da Câmara Municipal de Ponte de Sor. Atuou em várias localidades, de Norte a Sul. Atuou em programas de televisão, “Bom dia Domingo”, “Jazz é comigo” e “123”.

Em 1985 gravou um LP. Em 1987 deslocou-se a Paris, onde atuou no “Zenit”. Em 1995 deslocou-se à Suíça onde atuou em Lucerna e Baar e, em 1996, gravou um CD. A Orquestra é formada por cerca de 32 jovens, na sua maioria estudantes, que ocupam os seus tempos livres na aprendizagem e divulgação da música.

OLCMPS

Orquestra Ligeira da Câmara Municipal de Ponte de Sor

Orquestra Ligeira da Câmara Municipal de Ponte de Sor

Sociedade Filarmónica Galveense

A Sociedade Filarmónica Galveense, fundada em 01 de Dezembro de 1930, está sediada na Rua Joaquim Barradas de Carvalho, 84 7400-014 Galveias, Ponte de Sor.

Sociedade Filarmónica Galveense

Sociedade Filarmónica Galveense

Vocacionada para o ensino da Música, dela saíram importantes nomes do panorama musical português, incluindo o trompetista e compositor António Reis Gomes. Na Banda da Armada, a primeira peça que Reis Gomes compôs, em 1961, foi para homenagear a sua terra. Galveias é o nome da marcha que homenageia a freguesia portuguesa com o mesmo nome.

A Banda da Sociedade Filarmónica Galveense atingiu o seu auge aquando da sua deslocação à Feira Popular de Lisboa em 1947 a fim de realizar dois concertos, com originais e composições do Regente, Maestro João P. Mineiro.

Nesse período atuou em Estremoz e Portalegre e outras localidades do País. Nos anos 1980 atuou em Lisboa, na Casa do Alentejo com dois concertos, destacando-se o último em que a Banda foi dirigida por quatro maestros (Gilberto Varela, José Maria Bernardo, Sr. Formigo e José Manuel Marquês). Em 1989 surgiu em Galveias, com o objetivo de formar uma Escola de Música, José Vicente, professor de Música na Escola Preparatória de Vila Franca de Xira. Renasceu a esperança, mas os objetivos foram interrompidos pelo falecimento de um familiar do Maestro, deixando a Escola de Música órfã.

Passado este período, e com grandes esforços dos sucessivos órgãos sociais da Coletividade, a Banda renasceu, no início dos anos 90, com elementos da Banda e da Escola da Música, a qual se mantém até aos dias de hoje, contando com mais de  trinta elementos na Banda, e cerca de 15 alunos na Escola de Música, coordenada desde 2004, pelo Maestro Capitão Sílvio Lindo Pleno.

Sociedade Filarmónica Galveense

Sociedade Filarmónica Galveense, foto Médio Tejo

Galveias é uma freguesia do concelho de Ponte de Sor, distrito de Portalegre, região do Alentejo e sub-região do Alto Alentejo, com 79,75 km² de área e 1 061 habitantes. Foi vila e sede de concelho entre 1538 e o início do século XIX.