Banda de Música dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso
Filarmónicas da Póvoa de Lanhoso

Bandas de Música, História e Atividades no Concelho

Banda de Música dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso

Pensa-se que a Banda de Música dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso terá nascido bem antes da fundação dos Bombeiros Voluntários, em 1904. Ao longo da sua história há registo de atividade até ao ano de 1963, dos seus músicos e dos maestros e até mesmo do seu nome – Banda da Póvoa de Lanhoso. Todavia, a partir dessa data a Banda de Música dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso suspendeu as suas funções por razões de ordem económica.

A reorganização da banda surgiu em 1985, após 22 anos de inatividade, por intermédio de alguns admiradores, particularmente, de António Sousa e José Coelho, altura em que se deu início à Escola de Música, com cerca de trinta alunos, que se mantém. A sua estreia oficial foi no dia 25 de abril de 1987, dois anos mais tarde, muito embora tivesse existido outra apresentação a 8 de dezembro do ano anterior, com os alunos da Escola de Música, porventura, sem fardamento.

A Banda de Música dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso tem realizado diversas atuações, nomeadamente em festividades no norte do país, e ao longo dos anos tem desenvolvido um trabalho notável a nível musical, capaz de dignificar o nome da terra de Maria da Fonte em prol de divulgação da cultura.

Está sediada nas instalações dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, onde se desenvolve, paralelamente, a Escola de Música, apoiada por professores que fazem parte integrante da banda. Atualmente, com 5 dezenas de elementos, a Banda de Música dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso é dirigida por Fernando Ribeiro.

Banda de Música dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso

Banda de Música dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso