Resende e o seu folclore
Folclore no Concelho de Resende
Grupos folclóricos e tradições
- Região: Trás-os-Montes e Alto Douro
- Distrito: Viseu
03 grupos
- Grupo Folclórico e Etnográfico de São Pedro de Paus
- Rancho Folclórico e Etnográfico de Santa Maria de Cárquere
- Rancho Folclórico e Etnográfico de São Miguel de Anreade
Grupo Folclórico e Etnográfico de São Pedro de Paus
O Grupo Folclórico e Etnográfico de S. Pedro de Paus, o primeiro do concelho, fundado em 197, mantém vivas as tradições, danças e cantares tradicionais, como a “Chula de Paus” e a Festa da Cerejeira em Flor. Promove anualmente o seu Festival Nacional de Folclore com a presença de vários ranchos de todo o país. Em 2008, o festival já contava com 27 edições. Participa na Festa da Cerejeira em Flor e organiza o magusto. Gravou em 1984 um disco (vinil) pela etiqueta Rapsódia.
Rancho Folclórico e Etnográfico de Santa Maria de Cárquere
O Rancho Folclórico e Etnográfico de Santa Maria de Cárquere foi fundado a 10 de março de 1981, inicialmente sem qualquer respeito e preocupação pelo etnografia da região. Só em 1983 se iniciou um trabalho de pesquisa e recolhas etnográficas a nível de trajes, danças e cantigas características da zona em que se insere. Atualmente procura retratar com autenticidade o modo de viver das pessoas da sua terra, na maioria trabalhadores do campo, em fins do século XIX, princípios do século XX.
Do seu reportório destacam-se as cantigas de trabalho das eiras e terreiros. Nas danças, um destaque para a chula rabela, cartão de visita da região do Douro; o Fado; o malhão e a Quadrilha: danças muito representativas da região, que já forma divulgadas dentro e fora do nosso país. Apresenta trajes de trabalho, de pastor, de rega, de ceifa e de Inverno; trajes de festa, feira, romaria, domingueiro, noivos e lavrador abastado. O Rancho está filiado no Federação do Folclore Português, representando fielmente a zona serrana da encosta da serra do Montemuro.
RFSMC
Rancho Folclórico e Etnográfico de São Miguel de Anreade
Fundado em Setembro de 1986, representante da cultura e etnografia da Região do Douro Sul, com incidências na Freguesia de Anreade e limítrofes do Concelho
Açanar e Abantar
“Açanar e Abantar” é uma banda criada em 2021 que pretende reavivar as tradições musicais e culturais de Resende. É da expressão ‘acenar e ir embora’, como se faz no final dos espetáculos musicais, que deriva a banda “Açanar e Abantar”. São também as primeiras palavras que estão no cancioneiro de Resende acerca dos termos usados no concelho. Meiotes, Tenteia, Quitas, Piacima e Ah Feita juntaram-se no baixo, bateria, guitarra, piano, concertina e vozes, tendo sempre como base o cancioneiro e temas do concelho e recolhidos pelos ranchos folclóricos. Numa viagem através dos diferentes estilos, harmonias e sonoridades instrumentais e com nomes ligados a expressões que têm um significado pessoal, pretendem “valorizar o património musical e cultural de Resende, tendo por ponto de partida o importante trabalho elaborado por Virgílio Pereira e registado no cancioneiro de Resende”.