Ribeira de Pena e os seus músicos
Músicos naturais do Concelho de Ribeira de Pena
Projeto em desenvolvimento, o Musorbis aproxima os munícipes e os cidadãos do património musical e dos músicos do Concelho.
- Afonso Sanches de Portugal (trovador, 1289-1329)
- Nuno Costa (compositor)
Nuno Osório
Nuno Osório, natural de Lamego, maestro da Banda da Academia das Artes de Ribeira de Pena, recebeu uma homenagem por parte do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, no âmbito da sua obra musical “O Patrulheiro” da GNR, apresentada pela Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana, no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
Nuno Osório é licenciado em Composição pela Escola Superior de Música e Artes e Espetáculo (ESMAE) e Mestre em Direção de Orquestra pela Universidade de Aveiro (DECA). Também faz parte da Banda de Música da Guarda Nacional Republicana. Na Academia das Artes ribeirapenense leciona a disciplina de percussão/bateria e dirige a classe de conjunto.
Com ampla experiência na área da música para banda, o maestro e compositor Nuno Osório recebe, em conjunto com os restantes professores, os alunos de Ribeira de Pena que semanalmente frequentam as aulas aos sábados no Auditório Municipal.
Nuno Costa
Nuno Costa (Cerva, Ribeira de Pena, Portugal, 1986) terminou os estudos em Composição com Ivan Fedele, na Accademia Nazionale di Santa Cecilia, em Roma, depois de ter estudado no Koninklijk Conservatorium Antwerpen (Bélgica), na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, no Porto, e no Conservatório de Música do Porto.
Frequentou diversos seminários, entre outros, com Marc André, Philippe Manoury e Kaija Saariaho e participou nos Cursos de Verão de Darmstadt, bem como noutros cursos. Teve também uma importante experiência de trabalho com o compositor Joaquim dos Santos.
Entre 2014 e 2016, foi bolseiro do Istituto Italiano di Cultura. Depois de ser vencedor do ISCM Young Composer Award 2015, foi selecionado para participar na Late Fall Banff Musicians in Residence no The Banff Centre (Canadá, 2015) e recebeu a Bourse artistique da Casa de Velázquez – Académie de France à Madrid (2016). Foi um dos laureados da Fondation Royaumont (Voix Nouvelles, 2018) e foi selecionado para a residência artística na Camargo Foundation (França, 2019); também venceu o impuls International Composition Competition (Klangforum Wien, 2017/2019).
Obteve encomendas de instituições como o Teatro La Fenice (Itália, 2015), Biennale di Venezia (Itália, 2016), Fondation Royaumont (França, 2018), Casa da Música (Porto, 2019), ISCM (Áustria, 2020), Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, 2021).
A sua música tem sido programada em festivais como o impuls Festival, em Graz, o Festival Musica, em Estrasburgo, ou o ISCM World Music Days, em Ljubljana e Auckland, bem como apresentada em espaços como o Constellation-Chicago, (IL), Le Laboratoire (Cambridge, MA), The DiMenna Center (Nova Iorque). Representou Portugal no International Rostrum of Composers 2016, da UNESCO, em Vratislávia e, em 2019, foi selecionado para compor uma ópera de câmara para o 63º Festival Internazionale di Musica Contemporanea della Biennale di Venezia.
Desde 2020, desenvolve uma investigação em música no âmbito do doutoramento em Ciências da Cultura, na Universidade do Minho, em Braga.
O projeto Reciclanda promove a reutilização musical desde idade precoce, faz capacitação de docentes, contribui para a qualidade de vida dos seniores.
Com música, instrumentos reutilizados, poesia e literaturas de tradição oral, contribui para o desenvolvimento global da criança e o bem estar dos idosos. Faz ACD e ALD (formações de curta e longa duração) e dinamiza atividades em colónias de férias com crianças. Municípios, Escolas, Agrupamentos, Colégios, Festivais, Bibliotecas, CERCI, APPACDM, Centros de Formação, Centros de Relação Comunitária, podem contratar serviços Reciclanda.
Contacte-nos:
António José Ferreira:
962 942 759