Rio Maior e as suas filarmónicas
Filarmónicas de Rio Maior
Bandas de Música, História e Atividades no Concelho
- Banda Municipal de Rio Maior
- Banda Filarmónica da Casa do Povo da Vila da Marmeleira
- Sociedade Filarmónica de São Sebastião
Banda Municipal de Rio Maior
A Banda Municipal de Rio Maior foi criada através da Escola de Música desta edilidade, em 1986, por proposta do Presidente da Câmara Silvino Manuel Gomes Sequeira e fundada pelo seu atual Maestro João Manuel Loura Pinote. A estreia aconteceu em Rio Maior, em 18 de março de 1988, no concerto inaugural do certame da III Feira – Tasquinhas/88.
O seu efetivo é composto por cerca de 60 músicos. Presta serviços em todas as cerimónias oficiais no concelho de Rio Maior, concertos de cala e populares, cerimónias religiosas e festas nacionais e estrangeiras. Internacionalizações aconteceram em 1989 em França, nas Vilas de Vittel e Contrexéville, por ter sido convidada de honra para efetuar concertos, desfiles e honras militares, alusivos às Comemorações do Bicentenário da Revolução Francesa e em 1994, na mesma efeméride, sempre a convite muito especial da sua Congénere “Elarmonie Municipale de Vittel”.
Banda Filarmónica da Casa do Povo da Vila da Marmeleira
Em 2017, a Banda Filarmónica da Casa do Povo da Vila da Marmeleira presenteou a população, como é habitual na quadra natalícia, com um Concerto de Natal que contou com a presença do vice presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Filipe Santana Dias e dos vereadores Ana Figueiredo, Daniel Pinto e João Teodoro Miguel. A Banda, dirigida pelo Maestro Acácio Silva, interpretou um animado conjunto de músicas do seu vasto repertório, que muito agradaram ao público presente no lotado salão de espetáculos daquela coletividade. A Banda Filarmónica da Vila da Marmeleira estaria presente na Praça do Comércio de Rio Maior, no dia 7 de janeiro de 2018, para o tradicional Concerto de Ano Novo.
Sociedade Filarmónica de São Sebastião
Em 2015, o portal do município de Rio Maior informou que São Sebastião cede instalações a Filarmónica e Dadores de Sangue
No passado dia 20 de Janeiro, data em que comemorou o dia do seu padroeiro, a Junta de Freguesia de São Sebastião assinou contratos de comodato com duas associações locais, a Sociedade Filarmónica de São Sebastião e ao Grupo de Dadores de Sangue de São Sebastião. Depois de, no passado dia 16 de Janeiro, a Câmara Municipal de Rio Maior ter assinado dois contratos de comodato com a Junta de Freguesia de São Sebastião relativos à cedência das antigas escolas pré-primária e primária, seguindo a sua política de cedência de imóveis municipais não utilizados às Juntas de Freguesia do concelho, a Junta de São Sebastião cedeu os imóveis a estas duas associações, indo assim de encontro aos anseios das mesmas na procura de melhores condições para o desenvolvimento das suas atividades.
A assinatura dos contratos foi feita entre os presidentes do Grupo de Dadores de Sangue, Sandra Agostinho e da Sociedade Filarmónica, Paulo Ferreira, e o presidente da Junta de Freguesia Albertino Lopes sendo o primeiro homologado pela presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais e o segundo pelo vereador Lopes Candoso. Os dois autarcas encontravam-se em São Sebastião, acompanhados pelos restantes membros do executivo, a convite do presidente da Junta local no âmbito de uma visita de trabalho à Freguesia.
A parte da tarde do dia do padroeiro que dá nome à Freguesia foi reservada aos festejos religiosos onde após uma missa, presidida pelo pároco local, teve lugar a procissão em honra de São Sebastião, terminando os festejos com um pequeno concerto com a Banda da Sociedade Filarmónica de São Sebastião.
FANFARRAS
fanfarra da Associação dos Bombeiros Voluntários de Rio Maior