Banda Filarmónica da Vila da Marmeleira

Filarmónicas de Rio Maior

Bandas de Música, História e Atividades no Concelho

  • Banda Municipal de Rio Maior
  • Banda Filarmónica da Casa do Povo da Vila da Marmeleira
  • Sociedade Filarmónica de São Sebastião
Banda Municipal de Rio Maior

A Banda Municipal de Rio Maior foi criada através da Escola de Música desta edilidade, em 1986, por proposta do Presidente da Câmara  Silvino Manuel Gomes Sequeira e fundada pelo seu atual Maestro João Manuel Loura Pinote. A estreia aconteceu em Rio Maior, em 18 de março de 1988, no concerto inaugural do certame da III Feira – Tasquinhas/88.

O seu efetivo é composto por cerca de 60 músicos. Presta serviços em todas as cerimónias oficiais no concelho de Rio Maior, concertos de cala e populares, cerimónias religiosas e festas nacionais e estrangeiras. Internacionalizações aconteceram em 1989 em França, nas Vilas de Vittel e Contrexéville, por ter sido convidada de honra para efetuar concertos, desfiles e honras militares, alusivos às Comemorações do Bicentenário da Revolução Francesa e em 1994, na mesma efeméride, sempre a convite muito especial da sua Congénere “Elarmonie Municipale de Vittel”.

Banda Filarmónica da Casa do Povo da Vila da Marmeleira

Em 2017, a Banda Filarmónica da Casa do Povo da Vila da Marmeleira presenteou a população, como é habitual na quadra natalícia, com um Concerto de Natal que contou com a presença do vice presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Filipe Santana Dias e dos vereadores Ana Figueiredo, Daniel Pinto e João Teodoro Miguel. A Banda, dirigida pelo Maestro Acácio Silva, interpretou um animado conjunto de músicas do seu vasto repertório, que muito agradaram ao público presente no lotado salão de espetáculos daquela coletividade. A Banda Filarmónica da Vila da Marmeleira estaria presente na Praça do Comércio de Rio Maior, no dia 7 de janeiro de 2018, para o tradicional Concerto de Ano Novo.

Sociedade Filarmónica de São Sebastião

Em 2015, o portal do município de Rio Maior informou que São Sebastião cede instalações a Filarmónica e Dadores de Sangue
No passado dia 20 de Janeiro, data em que comemorou o dia do seu padroeiro, a Junta de Freguesia de São Sebastião assinou contratos de comodato com duas associações locais, a Sociedade Filarmónica de São Sebastião e ao Grupo de Dadores de Sangue de São Sebastião. Depois de, no passado dia 16 de Janeiro, a Câmara Municipal de Rio Maior ter assinado dois contratos de comodato com a Junta de Freguesia de São Sebastião relativos à cedência das antigas escolas pré-primária e primária, seguindo a sua política de cedência de imóveis municipais não utilizados às Juntas de Freguesia do concelho, a Junta de São Sebastião cedeu os imóveis a estas duas associações, indo assim de encontro aos anseios das mesmas na procura de melhores condições para o desenvolvimento das suas atividades.

A assinatura dos contratos foi feita entre os presidentes do Grupo de Dadores de Sangue, Sandra Agostinho e da Sociedade Filarmónica, Paulo Ferreira, e o presidente da Junta de Freguesia Albertino Lopes sendo o primeiro homologado pela presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais e o segundo pelo vereador Lopes Candoso. Os dois autarcas encontravam-se em São Sebastião, acompanhados pelos restantes membros do executivo, a convite do presidente da Junta local no âmbito de uma visita de trabalho à Freguesia.

A parte da tarde do dia do padroeiro que dá nome à Freguesia foi reservada aos festejos religiosos onde após uma missa, presidida pelo pároco local, teve lugar a procissão em honra de São Sebastião, terminando os festejos com um pequeno concerto com a Banda da Sociedade Filarmónica de São Sebastião.

FANFARRAS

Fanfarra da Associação dos Bombeiros Voluntários de Rio Maior

Fanfarra da Associação dos Bombeiros Voluntários de Rio Maior

Fanfarra da Associação dos Bombeiros Voluntários de Rio Maior