Santana e os seus músicos

Norberto Gomes, violinista, de Santana
Músicos do Concelho de Santana

Projeto em desenvolvimento, o Musorbis aproxima os munícipes e os cidadãos do património musical e dos músicos do Concelho.

  • Álvaro Pereira de Jesus (regente de banda)
  • Norberto Gomes (violinista, 1971)
Álvaro Pereira de Jesus

Álvaro Pereira de Jesus nasceu a 10 de março de 1989. Iniciou os estudos musicais aos 11 anos na Banda Recreio Camponês. Em 2008 ingressou no curso profissional de instrumento no Conservatório Escola das Artes da Madeira.

Foi músico da Banda Militar da Madeira entre os anos 2013 a 2019. Entre 2015 e 2019 estudou direção de orquestra e banda na Escuela de Direcccion de Orquestra y Banda de Francisco Navarro Lara, em Espanha. É diretor artístico da Banda Municipal de Santana.

Norberto Gomes

Violinista, professor, diretor artístico e assessor pedagógico, João Norberto Gomes nasceu a 26 de Maio de 1971, em São Jorge, concelho de Santana. A sua carreira artística surgiu por influência das suas irmãs Zita, Ermelinda e Gorete. Zita Gomes foi docente de violino no Conservatório – Escola das Artes Eng.º Luiz Peter Clode e instrumentista de viola de arco. Ermelinda Gomes foi professora de Música na Escola Bartolomeu Perestrelo e Gorete Gomes lecionou música no ensino especial. Para além das suas irmãs, Artur Andrade, cunhado de Norberto Gomes, foi uma das principais influências na carreira do músico. Professor do conservatório da Madeira, Artur Andrade esteve ligado à preservação e divulgação da música tradicional madeirense.

Norberto Gomes iniciou os estudos musicais no Conservatório – Escola das Artes Eng.º Luiz Peter Clode, com a sua irmã Zita Gomes, que na época lecionava no conservatório. A sua formação musical foi suportada financeiramente por uma bolsa de estudos da Fundação Calouste Gulbenkian. Em 1989 começou um longo percurso de formação, subsidiado pelo Governo Regional da Madeira no território da então URSS, sob a orientação do violinista, crítico musical e pedagogo A.N. Gorochov.

Em 1994 o Governo Regional da Madeira atribuiu a Norberto Gomes uma bolsa estudo no valor de 1 000 000$00, para que pudesse progredir os seus estudos em violino. Essa atribuição permitiu ao músico concluir, em 1995, a Licenciatura em Violino – Interpretação e Pedagogia, na Faculdade de Cordas do Conservatório Tchaikovsky, em Moscovo. Após a licenciatura alcançou o grau de Master of Fine Arts. Posteriormente realizou Mestrado em Violino e Música de Câmara – Interpretação e Pedagogia. Em 1997, terminou o Doutoramento em Violino – Interpretação. O percurso artístico de Norberto Gomes foi marcado por inúmeras atuações como solista e concertino em diversos países: Holanda e Suíça em 1988; solo e concertino B da Orquestra de Cordas Archi em Portugal; Ucrânia; Rússia; Bielorrússia; Polónia; Lituânia; Holanda; Republica Checa; e França em 1989 e 1997.

A partir de 1997 foi solo e concertino da Madeira Camerata, um grupo fundado por si e do qual é, atualmente, diretor artístico; concertino da Orquestra Clássica da Madeira em Portugal, Macau, Itália, Holanda, Cabo Verde e Espanha. Norberto Gomes também atuou com a Orquestra de Música Antiga e Orquestra de Câmara Portuguesa. Através do desempenho nestes agrupamentos Norberto Gomes realizou digressões no Porto e em Lisboa, no Centro Cultural de Belém; Espanha, em Ferrol, Sevilha e Madrid; Macau, apresentando-se no Centro Cultural de Macau. Nestas digressões realizou oito concertos com a obra de Vivaldi; três concertos com a obra de Bach; e dois com a obra de Mozart e Mendelssohn; para além de diversos espetáculos com sinfonias de Bruch, Tchaykovsky, Wieniawsky, Beethoven, Schnitke e V. Williams. Na sua obra publicada constam diversos discos: gravações a solo para a RTP e RDP Antena 2; Sinfonia Concertante para Violino e Viola de Mozart para a EMI Classics, a solo; gravações para o Arquivo Musical da Rádio Clássica Ukraneana; como concertino gravou também cinco CD para a EMI Classics, com obras de Mozart.

Norberto Gomes é violinista solista; músico de câmara; professor de violino no Conservatório – Escola das Artes Eng.º Luiz Peter Clode, onde também desempenha funções de assessor pedagógico na direção; concertino da Orquestra Clássica da Madeira e na Madeira Camerata. Quanto ao estilo musical, Norberto Gomes desenvolveu a sua atividade sobretudo como intérprete de violino, com repertório clássico e sinfónico, para orquestra e música de câmara com sonatas do movimento artístico Barroco, Clássico, Romântico e Contemporâneo.

Fontes: Teresa Sousa (2011). “João Norberto Gomes”. Realizado no âmbito da Disciplina Ciências Musicais VI, integrada no plano curricular da Licenciatura em Educação Musical, do Instituto Superior de Ciências Educativas, Universidade da Madeira. Ana Ventura (2011). “GOMES, João Norberto”. In Dicionário Online de Músicos na Madeira. Funchal: Divisão de Investigação e Documentação, Gabinete Coordenador de Educação Artística, atualizado em 05/09/2011.

Norberto Gomes, violinista, de Santana

Norberto Gomes, violinista, de Santana