Sociedade Recreativa Filarmónica União Artística - SRFUA

Filarmónicas de Santiago do Cacém

Bandas de Música, História e Atividades no Concelho

  • Banda Filarmónica Lira Cercalense
  • Sociedade Recreativa Filarmónica União Artística – SRFUA
Banda Filarmónica Lira Cercalense

Ao longo do séc. XX, o Cercal viu nascer e morrer quatro filarmónicas, a última das quais em 1983 (fundadora da Escola de Música), desapareceu em 1988, devido a dificuldades financeiras. A Associação Musical dos Amigos da Banda Filarmónica Lira Cercalense foi fundada em 20 de Agosto de 1989, por uma comissão de músicos empenhados em fazer renascer a atividade musical na então aldeia do Cercal.

As raízes da associação, essas, remontam a 1911, ano em que aqui surge a primeira Banda de Música. Desde a sua fundação, a Banda Filarmónica Lira Cercalense assumiu-se como um projeto ao serviço da população, e, se excluirmos o ensino público, tem sido, com a sua Escola de Música, a única entidade que proporciona formação musical aos cercalenses. Numa terra em que, fora da escola, não há praticamente atividades de tempos livres, a Banda constituiu, nas últimas décadas, uma oportunidade única para a população, sobretudo a jovem, contactar com uma atividade cultural criativa, sã, enriquecedora e em prol da comunidade.

De 1983 até hoje, apesar das dificuldades e das interrupções de atividade da banda, a Escola de Música quase nunca deixou de funcionar. Por ela passaram cerca de 200 aprendizes (na maioria jovens), dos quais quase metade foram executantes da Filarmónica, sendo que alguns, como o atual regente, prosseguiram estudos na área musical. Todos os atuais executantes da Filarmónica foram formados na sua escola. Na freguesia de Cercal do Alentejo, a Banda animou dezenas de concertos, arruadas, festividades civis, laicas e religiosas.

Fora, a Banda Filarmónica Lira Cercalense representou a freguesia e o concelho em múltiplas iniciativas pelo Alentejo, contando, desde 1989, com o apoio da Junta de Freguesia de Cercal do Alentejo e da Câmara Municipal de Santiago do Cacém. Para além da Banda e da Escola de Música, esta associação conta ainda com o seu Orfeão, um coro feminino. Samuel Julião é o atual maestro da Banda Filarmónica Lira Cercalense e Orfeão.

Sociedade Recreativa Filarmónica União Artística – SRFUA

A Sociedade Recreativa Filarmónica União Artística – SRFUA, anteriormente designada de Sociedade Recreativa de Santiago do Cacém, sediada no Rossio da Senhora do Monte – freguesia de freguesia e Concelho de Santiago do Cacém, é uma associação de natureza cultural, desportiva e recreativa, constituída a 12 de outubro de 1987.

SRFUA

Sociedade Recreativa Filarmónica União Artística - SRFUA

Sociedade Recreativa Filarmónica União Artística – SRFUA