Seia e o seu folclore
Folclore em Seia
Grupos Etnográficos, Tradições e Atividades no Concelho
- Beira Alta (Beira Alta Serrana)
- Distrito: Guarda
02 grupos
- Rancho Folclórico de Seia
- Rancho Folclórico Os Pastores de São Romão
Rancho Folclórico de Seia
O Rancho Folclórico de Seia foi fundado em 10 de junho de 1980, com uma grande vontade de servir a cultura e a etnografia, com o objetivo de valorizar a cultura da zona da Serra da Estrela, onde se insere.
Procura testemunhar o meio de vida das gentes da Beira Serra nos fins do século XIX, princípios do século XX. Tem desenvolvido um trabalho a todos os títulos meritório, pela colaboração em inúmeras festas regionais e locais, atuando nos mais diversos lugares do nosso país e no estrangeiro, em festivais nacionais e internacionais.
Organiza um Festival Internacional de Folclore, habitualmente no último sábado de julho de cada ano.
Manteve-se desde a sua fundação e tem procurado investigar a etnografia do povo e pô-la em prática. Várias são as manifestações culturais que mantém: Cantar das Janeiras, Matança do Porco, Amenta das Almas, e muitas outras.
Dos seus trajes típicos podem-se destacar os de trabalho, de festa e de romaria, noiva, passeio, ver-a-Deus e cote.
A tocata compõe-se de concertina, cordas, ferrinhos, bombo, acordeão e bandolim.
O Rancho é membro efetivo da Federação do Folclore Português, está filiado no INATEL e tem o estatuto de Utilidade Pública.
Rancho Folclórico Os Pastores de São Romão
O Rancho Folclórico Os Pastores de São Romão iniciou a sua atividade em 1978, com a finalidade principal de recolher, preservar e divulgar o património material e imaterial da encosta ocidental da Serra da Estrela.
Dada a sua situação geográfica e proximidade com o topo da montanha, vê ainda hoje enraizado na tradição das suas gentes as mais rudes e puras características serranas e que, teimosamente, o Rancho Folclórico Os Pastores de São Romão, procura preservar e retratar nas suas apresentações.
Os trajes predominantes e com maior representatividade são: pastor abastado, pastor criado, pastor no inverno, traje de feira, lavrador, feitor ou capataz da casa rica, traje de ver-a-Deus, noivos, romaria, domingueiros, entre outros.
As danças mais representativas são: Fado Virado; Fado Serrano Mandado; Ladrão do Meio; Anita Está Doente; Penteei o Meu Cabelo; Pus o Pé na Batateira; Um Abraço é Pouco; e vira do Pastor.
O Rancho é membro efetivo da Federação do Folclore Português.