Banda Musical 81 de Ferreirim, de Sernancelhe
Filarmónicas de Sernancelhe

História, bandas de Música e atividades no Concelho.

[ No que se refere às filarmónicas, o projeto Musorbis está apenas a começar, sendo previsível que até ao final do ano todas as bandas possam estar na plataforma. O processo pode ser acelerado com a cooperação dos interessados no que se refere a historiais e fotografias em falta. ]

Banda Musical 81 de Ferreirim

Fundada em 1981, a Banda Musical 81 de Ferreirim, Concelho de Sernancelhe, realizou, em 25 anos de existência, mais de seis centenas de atuações e perpetua-se graças ao sólido Regulamento Interno, que coloca na Escola de Música o papel de preparar jovens para ingressarem paulatinamente na banda como instrumentistas.

A Banda Musical de Ferreirim formou mais de duas centenas de instrumentistas. O estilo, o rigor e a disciplina herdou-as do Padre José Alves Amorim, o verdadeiro mentor da Banda, que em 1981 galvanizou toda a população para este projeto.

Quando completou 20 anos, a Banda Musical de Ferreirim elaborou um programa de comemorações, que passou por iniciativas tão variadas como lançamento de livros históricos, organização de um encontro de bandas e construção de um conjunto escultórico único no País, constituído por sete esculturas de granito em tamanho imponente (mais de 2,5 metros de altura). A recente comemoração dos 25 anos de existência assumiu-se como um dos momentos mais altos da Associação e contou com diversas iniciativas, destacando-se o encontro de bandas, bem como o lançamento de um CD/DVD. A autarquia ofereceu-lhe um autocarro e dezenas de novos instrumentos e fardamento, rejuvenescendo a imagem da Banda.

No currículo da Banda está a receção ao Presidente da República Mário Soares, em 1988, ao primeiro-ministro Cavaco Silva, em 1992, ao Presidente da República Jorge Sampaio nos concelhos de Sernancelhe e Moimenta da Beira, em 2004, as presenças em cerimónias oficiais ao serviço do Concelho, participação em encontros e festivais de bandas, a animação de centenas de festas religiosas e a dinamização de escolas de música em várias freguesias do Concelho. O atual maestro é Artur Jorge Ferreira Costa, que tem sob a sua batuta mais de meia centena de jovens músicos.

Banda Musical 81 de Ferreirim, de Sernancelhe

Banda Musical 81 de Ferreirim, de Sernancelhe