Sernancelhe e o seu folclore
Folclore em Sernancelhe
Grupos Etnográficos, Tradições e Atividades no Concelho
- Rancho Folclórico de Sernancelhe
- Rancho Folclórico de Sernancelhe
Rancho Folclórico de Sernancelhe
O Rancho Folclórico de Sernancelhe procura ser a ponte entre os finais do século XIX e os princípios do século XX, período a que remontam as recolhas efetuadas pela região, especialmente no concelho de Sernancelhe, e os tempos atuais. As danças e cantares eram executados, nas escanadas, malhadas e muitas vezes no terreiro aquando do regresso a casa depois de mais um árduo dia de trabalho, sendo por isso as danças regra geral lentas e em roda, como convinha por causa do cansaço.
Os trajes, tal como as danças e cantares, refletem a principal atividade económica do concelho, a agricultura, (camponeses, ceifeiras, malhadores, aguadeiro) tendo também alguns trajes domingueiros e cerimoniais (noivos).
O Rancho Folclórico de Sernancelhe tem feito inúmeras atuações, especialmente no Norte e Centro do País, participando em diversos festivais. Dois pontos altos foram as atuações em Jacou, França, a convite da Câmara Municipal de Sernancelhe, inserida no processo de geminação Jacou-Sernancelhe, e participação no XXIII Festival Gastronómico de Santarém, em 2002.
Rancho Folclórico Terra da Castanha
O Rancho Folclórico de Sernancelhe foi fundado em 1982. Representa as tradições etnográficas e folclóricas da região situada a norte do distrito de Viseu, onde acaba a Beira e começa o Douro, denominada pelo grande escritor Aquilino Ribeiro de “Terras do Demo”.
Sernancelhe caracteriza-se pela sua paisagem de montanha e vale, com as suas imponentes: Serra da Lapa e Serra da Zebreira, serpenteadas pelo Rio Távora. Nas suas encostas nasce a melhor castanha do mundo, a “Castanha Martaínha”, de sabor adocicado e calibre elevado, motivo pelo qual este concelho se orgulha no epíteto de “Terra da Castanha”.
Das igrejas às capelas, das ermidas aos cruzeiros, passando por solares e pelourinhos – um pouco de tudo se encontra nestas paragens de feiras e romarias, festas e ajuntamentos, trabalhos e lavouras agrícolas, nos quais se reuniam ranchos de moças e rapazes para alegrar um dia árduo de trabalho, como as escanadas e malhadas, ou mesmo nas romarias à Senhora da Lapa e São Brás. Todo este espólio vivo está representado nas danças e cantares do Rancho da “Terra da Castanha”.
Os trajes de fim do século XIX, são maioritariamente de trabalhos agrícolas e pastorícia, retratam o pastor e a leiteira, a ceifeira e o malhador, a vendedora de feira e o comprador de gado, passando pelos fatos de romaria e festas, terminando pelos mais nobres e fidalgos.
O Rancho de Sernancelhe, tem desenvolvido vários projetos culturais a nível regional, nacional e internacional, com atuações em França, Suíça e Itália.
Rua Drº Oliveira Serrão
Centro de Artes
3640-240 Sernancelhe
Rancho Folclórico de Sernancelhe