Banda do Cercal, Soure
Filarmónicas de Soure

Bandas de Música, História e Atividades no Concelho

Banda do Cercal

A Associação Banda do Cercal foi fundada a 25 de dezembro de 1903, pela vontade de um grupo de moradores e do empenho de algumas famílias mais ricas desta aldeia. O Sr. Gomes custeou a maior parte das despesas que a compra dos instrumentos acarretava. Os documentos mais antigos que chegaram até nós foram os registos fotográficos. Dos escritos não há registo, a que não será alheio o facto de o analfabetismo na altura rondar os 90%.

A Banda do Cercal tem mantido ininterruptamente a atividade, com alguns altos e baixos ao longo dos anos. A população esteve dividida em dois grupos, os “Malhados” e os “Caçoilos” tendo uma delas tentado furtar instrumentos à Banda com intenção de formar um novo grupo. Depois de resolvidas as quezílias, a Banda do Cercal retomou a atividade. A participação de grande parte da população na Guerra Colonial, foi outra das grandes dificuldades da Banda do Cercal mas não interrompeu a atividade. Tem atualmente em funcionamento uma escola de música destinada a formar qualquer elemento que deseje vir a integrar a filarmónica. Na escola são lecionados todos os instrumentos pertencentes à banda com prévia formação musical. Alguns alunos da escola frequentam já o conservatório, tendo como perspetiva seguir a carreira musical.

Além das deslocações por todo o país, a Banda tem participado em diversos eventos, nomeadamente com a Federação de Bandas do Distrito de Coimbra, INATEL, Câmara Municipal de Soure, encontros de Bandas em Miranda do Corvo, Amarante, Pampilhosa, Figueira da Foz, Alcáçovas. É constituída por cerca de 50 elementos com uma média de idades entre os 10 e os 60 anos, sob a direção do maestro Fernando Gariso Duque Cordeiro.

BC

Banda do Cercal, Soure

Banda do Cercal, Soure