Sousel e o seu folclore
Folclore em Sousel
Grupos Etnográficos, Tradições e Atividades no Concelho
- Região: Alentejo (Alto Alentejo)
- Distrito: Portalegre
02 grupos
- Rancho Folclórico da Vila de Cano
- Rancho Folclórico e Cultural de Santo Amaro
Rancho Folclórico da Vila de Cano
Em 1953 apresentou-se pela primeira vez, na vila de Galveias, o então denominado Rancho Folclórico da Casa do Povo de Cano. Fundado com o objetivo de mostrar ao país e ao mundo, os costumes e tradições do povo canense, este agrupamento afirmou-se desde a primeira hora no panorama etno-folclórico nacional como um dos mais fiéis embaixadores do folclore do Alto Alentejo.
Tem participado, e por várias vezes, nos mais prestigiados festivais nacionais e internacionais de folclore em Portugal Continental e Ilhas. No plano internacional o Rancho do Cano, como é também conhecido, atuou por diversas vezes em Espanha, Itália, Alemanha, França, Bélgica, Áustria, Dinamarca e Polónia.
Foi agraciado com várias distinções, prémios, louvores e condecorações oficiais em Portugal e em vários países da Europa.
O Rancho do Cano conta ainda com várias participações em programas televisivos desde 1960, em canais portugueses e estrangeiros, gravou três discos e participou em vários espetáculos nas mais relevantes feiras, festas e romarias e é membro fundador da Federação do Folclórico Português.
O Rancho Folclórico da Vila de Cano esteve inativo entre 1998 e 2011. Em 2012, um conjunto de antigos componentes do grupo, orgulhosos do passado do seu grupo e movidos pela mesma determinação e vontade em não deixar morrer as tradições canenses lança o desafio á juventude da terra e em conjunto deram corpo ao ressurgimento do Rancho do Cano.
Vindos do Alto Alentejo, duma terra abundante em água e onde a grande propriedade dá lugar ao minifúndio; onde as extensas searas de trigo e as terras de barro ilustravam a paisagem; onde a produção de azeite abunda e a agricultura era o principal fator de subsistência, o Rancho do Cano apresenta no seu repertório diversas danças e cantares bem característicos da Vila do Cano, em momentos de trabalho ou de festa e de onde se destacam variadas modas de saias, bate o pé no chão, mazurca, chotices, salto e bico, o jogo do pau e os dois passinhos entre muitas outras que faziam a delícia dos nossos avós.
O Rancho Folclórico da Vila de Cano interpreta as suas modas envergando diferentes trajes de domingar e de trabalho do primeiro quartel do século XX, pretendendo mostrar em palco como os rapazes e raparigas de antigamente cantavam e bailhavam em outros tempos nesta típica vila do Alto Alentejo.
Foi convidado para integrar o episódio do Alto Alentejo da Série Documental «O Povo que ainda canta» do realizador Tiago Pereira.»
Rancho Folclórico e Cultural de Santo Amaro
Santo Amaro é uma freguesia do concelho de Sousel, distrito de Portalegre, região do Alto Alentejo, terra de costumes e tradições, que se vão transformando de dia para dia. Um grupo de jovens e adultos sentiu o desafio de não deixar morrer as tradições populares que também fazem parte do património cultural do povo de Santo Amaro e do Alentejo. Assim nasceu, em 1986, o Rancho Folclórico e Cultural de Santo Amaro. O grupo tem como finalidade mostrar como se dançava e como trajavam os nossos antepassados, no vasto reportório musical predominam os viras e as saias, uma dança que caracteriza o Alto Alentejo.
O grupo continua a recolha junto das pessoas mais idosas da freguesia e divulga a cultura da sua terra de norte a sul do país, bem como no estrangeiro.
O projeto Reciclanda promove a reutilização, reciclagem e sustentabilidade desde idade precoce.
Com música, instrumentos reutilizados, poesia e literaturas de tradição oral, contribui para o desenvolvimento global da criança e o bem estar dos idosos. Faz ACD e ALD (formações de curta e longa duração) e dinamiza atividades em colónias de férias com crianças. Municípios, Escolas, Agrupamentos, Colégios, Festivais, Bibliotecas, CERCI, Centros de Formação, Centros de Relação Comunitária, podem contratar serviços Reciclanda.
Contacte-nos:
António José Ferreira:
962 942 759