Estribosjoelheiras e pedais “são sistemas mecânicos com diversos usos, desde acionar os registos de palheta, alternar registos (Corneta com Corneta de ecos), abrir e fechar a caixa de ecos, etc. Mais frequente é a presença de pedais, dispostos em pares, e cuja função é alternar o ligar/desligar uma seleção de registos. O mais frequente, neste tipo de dispositivo, é o ligar e desligar os registos de “Cheios” e as palhetas. Na maioria dos órgãos este sistema não é original e surge apenas no final do século XVIII e no século XIX.”

(José Alberto Rodrigues)

Kuhn – Orgelbau Kuhn AG, grande firma de organaria sediada na Suíça com mais de 1700 trabalhos na Suíça, Áustria, Alemanha, Noruega, Reino Unido, França, Finlândia, Portugal, Coreia do Sul, Itália. Em Portugal, construiu o grande órgão da igreja paroquial de São Martinho de Cedofeita (Porto). (António José Ferreira)

palhetas horizontais  – tubos de palheta em chamada, “não só são a peculiaridade mais espetacular dos órgãos do período barroco ibérico, como aquela que mais impressiona pela sonoridade, com timbres majestosos e brilhantes. (José Alberto Rodrigues)

A atividade da Academia de Música de Arouca centra-se essencialmente na sua oferta formativa, adiante explicitada, a partir da qual surge a generalidade das outras atividades e eventos. A divulgação da atividade da escola cumpre vários objetivos, designadamente, dar a conhecer as aprendizagens realizadas e o desenvolvimento dos alunos, promover o enriquecimento cultural.

Criada em 1989, a Artave – Escola Profissional Artística do Vale do Ave, é uma instituição pioneira no Ensino Profissional Artístico. Apesar da sua juventude, a Artave revela-se como um modelo de sucesso no ensino da música em Portugal, com numerosos alunos apresentando resultados ao mais alto nível e com elevada representação de antigos alunos desenvolvendo carreiras profissionais de sucesso.

Aveiro_Síntese é um evento musical promovido pela associação cultural Arte no Tempo com apoios da Direção Geral das Artes e do Município de Aveiro.

Centro de Cultura Musical é um Conservatório Regional de Música que serve toda a região do médio Ave, em particular os concelhos de Santo Tirso e Vila Nova de Famalicão, onde tem instalações. Com uma população escolar que ultrapassa o meio milhar, o CCM tem sede no Colégio das Caldinhas desde a sua fundação em 1979, sendo actualmente o único Conservatório de Música privado no Norte do país que goza de Autonomia Pedagógica para todos os níveis de ensino. Ao longo dos anos tem concretizado projectos de actividades artísticas e musicais, dando um importante contributo para o desenvolvimento do gosto musical e para a formação de músicos, em acção conjunta com a ARTAVE – Escola Profissional Artística do Vale do Ave.

Concurso Nacional de Canto Luísa Todi é uma competição de canto lírico idealizada e fundada pelo cantor e professor de canto do Conservatório Nacional, José Carlos Xavier, estando registada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial com o número Nº 451225.

Conservatório Municipal de Música e Dança de Bragança, que leciona desde 2004, permitiu aos alunos da Cidade frequentar o ensino oficial de música através do regime supletivo e articulado com uma escola de ensino regular. Em 2012 ampliou a sua oferta com a valência de dança num edifício novo.

EIMAD – Encontro de Investigação em Música, Artes e Design é organizado pela ESART, Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal. EIMAD pretende ser um espaço para a discussão científica nas áreas do Design e da Música.