Torres Vedras e o seu folclore
Folclore de Torres Vedras
Grupos etnográficos, tradições e atividades no Concelho
- Estremadura (Estremadura Centro Saloia)
- Distrito: Lisboa
02 grupos
- Rancho Folclórico e Etnográfico Danças e Cantares da Mugideira
- Rancho Folclórico e Etnográfico Os Camponeses de Varatojo
Rancho Folclórico e Etnográfico “Danças e Cantares da Mugideira”
O Rancho Folclórico e Etnográfico “Danças e Cantares da Mugideira” é uma associação de natureza etnográfica fundada em 1994 e constituída a 10 de janeiro de 2002. Está sediada na Rua do Salgueiro, nº 7, Mugideira, na freguesia de Turcifal, no concelho de Torres Vedras. Desde a primeira hora, efetuou recolhas junto das pessoas mais idosas da freguesia, a nível de trajos, danças, cantares e outros aspetos do quotidiano popular. Nos trajes destacam-se os de pastor, queijeira, abegão, ceifeira, carroceiro, lavadeira, mulher da horta, vindimadeira, enxertador, capataz, domingueiros e de festa, entre outros.
Nas danças e cantares destacam-se: Carreirinhas, vira Castiço, bailarico Saloio, Enleio, Chicote, As Saias, Pombinhas da Catrina, Grojé em Volta, Quem Anda no Meio, Manuel, Fui ao Campo às Flores, Valsa a Dois Passos, Dominó, Bico e Tacão, Verde Gaio, entre outros.
Desde a sua fundação até 2001, esteve integrado numa associação existente na aldeia. Sentido a necessidade de ir mais longe, a partir desta data tornou-se autónomo, desejando cada vez mais recolher, preservar e divulgar a cultura da região saloia o mais fielmente possível.
Tem participado em inúmeros eventos e apresentou-se no país de norte a sul. É membro efetivo da Federação do Folclore Português.
RFEDCM
Rancho Folclórico e Etnográfico Os Camponeses de Varatojo
Varatojo é uma pequena e antiga aldeia situada na encosta de uma serra, voltada para o mar. Pertence ao concelho de Torres Vedras, região da Estremadura, da zona saloia. O Rancho foi fundado em 1959 e mantém-se em atividade ininterrupta. Representa os usos e costumes dos antepassados no fim do séc. XIX e início do séc. XX.
RFECV
O projeto Reciclanda promove a reutilização, reciclagem e sustentabilidade desde idade precoce.
Com música, instrumentos reutilizados, poesia e literaturas de tradição oral, contribui para o desenvolvimento global da criança e o bem estar dos idosos. Faz ACD e ALD (formações de curta e longa duração) e dinamiza atividades em colónias de férias com crianças. Municípios, Escolas, Agrupamentos, Colégios, Festivais, Bibliotecas, CERCI, Centros de Formação, Centros de Relação Comunitária, podem contratar serviços Reciclanda.
Contacte-nos:
António José Ferreira
962 942 759