Festival Acordeões do Mundo - Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras
Eventos musicais em Torres Vedras

Festivais e ciclos de música no Concelho

  • Ciclo de Órgão de Torres Vedras
  • Festival Acordeões do Mundo
  • Sentir Cultura
Ciclo de Órgão de Torres Vedras

Em 2020, pelo quinto ano consecutivo, Torres Vedras acolheu o seu Ciclo de Órgão, com a direção artística de Daniel Oliveira. Num ano diferente, fortemente referido como o ano da pandemia COVID-19, a arte assumiu um papel de conforto e energia positiva perante a sociedade. Numa organização da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras e da Câmara Municipal de Torres Vedras, o V Ciclo de Órgão de Torres Vedras foi composto por 3 grandes concertos, em que o órgão histórico construído em 1773 por Bento Fontanes, foi convidado a dialogar com outros instrumentos e com outras realidades artísticas, num autêntico “cruzamento” de artes e de áreas.

Em novembro, todas das quintas-feiras pela hora do almoço, houve mini concertos “à la carte”, com a duração de 15 minutos, onde o público escolheria o que quer ouvir perante uma carta bastante diversificada com peças desde o século XVI até temas contemporâneos.

Festa do Órgão em Torres Vedras, Ciclo honra o seu público com qualidade, diversidade e dinamismo em prol do seu património histórico, onde os concertos serão comentados conferindo interação, num espaço mágico como é a Igreja da Misericórdia.

O último concerto desta edição, tendo em conta o contexto em que vivemos, seria em homenagem aos profissionais de saúde de todo o mundo, onde a emoção, espiritualidade e partilha estarão bem presentes. Seguindo todas as regras de segurança, o evento dignifica o ambiente cultural torriense, onde todos são convidados a participar e a tomar parte, quer presencialmente quer através da transmissão online.

O Ciclo conta com a parceria das paróquias de Torres Vedras, Patriarcado de Lisboa, Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues e Cultur’canto – Associação Cultural.

Festival Acordeões do Mundo

O Festival Acordeões do MundoFestival Internacional de Acordeão de Torres Vedras (17ª edição em 2020) é um festival que se realiza em Torres Vedras e inclui concertos no Teatro-Cine.

Sentir Cultura

Sentir Cultura é um programa de intervenção cultural que pretende contribuir para a resiliência cultural e artística em contexto de pandemia. Assente na efetivação de medidas diretas de apoio, o programa inclui a apresentação de uma seleção de conteúdos online de qualidade artística e relevância cultural. Recusando considerar a Cultura uma não prioridade, este programa assume-se nos opostos desta tendência e sublinha a Cultura como um elemento agregador e essencial às dinâmicas de coesão social, reconhecendo o seu carácter transformador. Mais do que a mera promoção de uma programação cultural exaustiva, este projeto visa a criação, em tempo real, de novas possibilidades em torno das práticas culturais. Acima de tudo Sentir Cultura assume-se como um processo dinâmico, progressivo, experimental e contextual.

0 comentários

Deixe um comentário

Quer participar?
Deixe a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *