Torres Vedras e os seus festivais

Festival de Música Antiga de Torres Vedras
Festivais em Torres Vedras

Festivais, ciclos e encontros de música e dança no Concelho

Festival de Música Antiga de Torres Vedras

O Festival de Música Antiga de Torres Vedras nasceu em 2019, com a direção artística do organista Daniel Oliveira, com quarte edição em 2022.

Festival de Música Antiga de Torres Vedras

Festival de Música Antiga de Torres Vedras

Ciclo de Órgão de Torres Vedras

Ciclo de Órgão de Torres Vedras tem em 2021 a sexta edição. Nos meses de novembro, dezembro e janeiro, a Igreja da Misericórdia de Torres Vedras acolhe a sexta edição do ciclo de órgão da cidade.

Tendo como “anfitrião” o órgão histórico daquela igreja, construído em 1773 por Bento Fontanes, o Ciclo de Órgão de Torres Vedras mantém o seu formato habitual, o qual consiste em três grandes concertos realizados nos referidos meses, em domingos, ao final da tarde, e em quatro miniconcertos “à la carte” à hora de almoço.

Os concertos são devidamente comentados e contextualizados, têm entrada gratuita e são alvo de transmissão online (por meio da página de Facebook e do canal de Youtube da Câmara Municipal de Torres Vedras). Os mesmos abordam obras de destacados compositores (de desde o século XVIII até à atualidade).

Os miniconcertos “à la carte” têm uma duração de quinze minutos e também entrada gratuita, e proporcionam ao público escolher o que quer ouvir, a partir de um “cardápio” musical bem variado, num ambiente familiar e informal.

Segundo Daniel Oliveira, o Ciclo de Órgão de Torres Vedras é um evento que “já faz parte da vida cultural torriense”, sendo que o mesmo “dialoga com a sociedade, com a história e as origens, com repertórios de várias tradições e épocas, bem como faz pontes entre o ligeiro e o clássico, o antigo e o contemporâneo, sempre em nome de uma cultura de todos e para todos”.

Trata-se de uma iniciativa que regressa “com dinamismo, boa energia, valorizando e honrando o património histórico da Cidade (…), sensibilizando e dando a conhecer junto do grande público o património, músicos, compositores, estilos e estéticas”. Que “a música seja sempre um alimento salutar da nossa sociedade, que transforme e humanize cada vez mais o nosso mundo”, afirmou Daniel Oliveira.

O Ciclo de Órgão de Torres Vedras é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras e da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras que conta com a parceria das paróquias de Torres Vedras, do Patriarcado de Lisboa, do Conservatório de Música Luís António Maldonado Rodrigues (da Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras) e da Cultur’Canto – Associação Cultural.

Ciclo de Órgão de Torres Vedras

Ciclo de Órgão de Torres Vedras

Festival Acordeões do Mundo

Festival Acordeões do Mundo – Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras (17ª edição em 2020) é um festival que se realiza em Torres Vedras e inclui concertos no Teatro-Cine.

Festival Acordeões do Mundo - Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras

Festival Acordeões do Mundo – Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras

Santa Summer Sounds

Sítio: www.santasummersounds.pt

O Santa Summer Sounds é um evento com dois dias dedicados ao rock, ao reggae, à world music, ao sol e ao mar, ao autêntico espírito festivaleiro e à animação.

Santa Summer Sounds, Torres Vedras

Santa Summer Sounds, Torres Vedras

Sentir Cultura

Sentir Cultura é um programa de intervenção cultural que pretende contribuir para a resiliência cultural e artística em contexto de pandemia. Assente na efetivação de medidas diretas de apoio, o programa inclui a apresentação de uma seleção de conteúdos online de qualidade artística e relevância cultural. Recusando considerar a Cultura uma não prioridade, este programa assume-se nos opostos desta tendência e sublinha a Cultura como um elemento agregador e essencial às dinâmicas de coesão social, reconhecendo o seu carácter transformador. Mais do que a mera promoção de uma programação cultural exaustiva, este projeto visa a criação, em tempo real, de novas possibilidades em torno das práticas culturais. Acima de tudo Sentir Cultura assume-se como um processo dinâmico, progressivo, experimental e contextual.