Sociedade Artística Banda de Música de Vale de Cambra

Filarmónicas de Vale de Cambra

História, bandas e música e atividades no Concelho

[ No que se refere às filarmónicas, o projeto Musorbis está apenas a começar, sendo previsível que até ao final do ano todas as bandas possam estar na plataforma. O processo pode ser acelerado com a cooperação dos interessados no que se refere a historiais e fotografias em falta. ]

Sociedade Artística Banda de Música de Vale de Cambra

A Sociedade Artística Banda de Música de Vale de Cambra foi fundada em 1911, com o nome de “Sociedade Recreativa beneficente”. Inicialmente a Banda não tinha direção, existia apenas uma pessoa que tinha a seu cargo a responsabilidade de pagar ao regente. O grande impulsionador da formação de uma direção foi o Padre Manuel de Almeida Oliveira. Esta primeira direção foi constituída pelo Padre Manuel de Almeida Oliveira, Dr. Armindo Ferreira de Matos, Delmiro Henriques de Almeida, Américo de Almeida Freitas e Evaristo de Almeida.

SABMVC

Sociedade Artística Banda de Música de Vale de Cambra

Sociedade Artística Banda de Música de Vale de Cambra

FOI NOTÍCIA

A Banda é constituída por elementos de diversas faixas etárias, sobretudo jovens. A SABMVC tem a sua escola de música.

Em junho de 2016, foi anunciado que Vale de Cambra acolheria o Festival da Bandas Filarmónicas “É de Bandas”, organizado pela Fundação INATEL com o apoio da Câmara Municipal de Vale de Cambra. Durante a tarde de dia 19 de junho, a partir das 15h00, as ruas do centro da cidade iriam animar-se com o cortejo de seis bandas, cada uma com partida de um ponto diferente e confluindo com a Av. Infante D. Henrique, com palco na Praça Comendador Álvaro Pinho da Costa Leite. Participariam no evento a Banda de Música Flor da Mocidade Junqueirense, a Banda Musical Leverense, a Banda de Música dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso,  a Banda Filarmónica da Associação Musical de Vila Nova de Anha,  Banda de Música da Portela, Banda Marcial do Vale de Santa Maria da Feira.