Viana do Castelo e os seus músicos
Músicos do Concelho de Viana do Castelo
O Musorbis, em desenvolvimento, tem como objetivo aproximar dos munícipes os músicos e o património musical do Concelho.
- Acácio Salero (baterista, n. 1967)
- Ana Cavaleiro (flautista, n. 1983)
- Ana Queirós (pianista, n. 1979)
- André Rocha (fagotista, n. 1997)
- Cândido Lima (compositor, n. 1939)
- Deonilde Gouveia (cantora, ?- m. 1947)
- Filipa Lima (flautista, n. 1992)
- Flora Castro (violinista, n. 1984)
- Francisco de Sá Noronha (compositor)
- Francisco Martins (piano, n. 1994)
- Mário Costa (baterista, n. 1986)
Ana Queirós
Cândido Lima
Francisco de Sá Noronha
Deonilde Gouveia
Francisco Martins
Francisco Martins nasceu em 1994 em Viana do Castelo, onde iniciou os estudos musicais na Academia de Música de Viana do Castelo. Enquanto estudante da academia foi premiado em competições de piano a nível nacional e ibérico, e aos 17 anos estreou-se como solista com a Orquestra da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda.
O pianista vianense foi admitido na Guildhall School of Music & Drama, em Londres. Nesta instituição frequenta o Guildhall Artist Masters Programme e obterá os títulos de Master of Music e Master of Performance. Estuda em Madrid, no Centro Superior Katarina Gurska, com pianistas de renome internacional como Javier Negrín, Andrey Yaroshinsky, e Nino Kereselidze.
É Licenciado em Música pela Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, onde estudou com Luísa Tender, e terminou a unidade curricular de Piano com 19 valores. Em Portugal, participou em classes de aperfeiçoamento de pianistas conceituados do panorama nacional, entre os quais Pedro Burmester, Olga Prats, Álvaro Teixeira Lopes, Luís Pipa, Maria José Souza Guedes, e Constantin Sandu.