Vila do Conde e os seus músicos

David Oliveira, professor e compositor
Músicos naturais do Concelho de Vila do Conde

Projeto em desenvolvimento, o Musorbis aproxima os munícipes e os cidadãos do património musical e dos músicos do Concelho.

  • Aires Pinheiro (guitarra clássica)
  • Ana Cancela (flauta transversal)
  • Ana Cristina Ferreira (canto)
  • António José Oliveira (violoncelo)
  • Clara Saleiro (flauta transversal)
  • David Oliveira (professor, compositor, +2021)
  • Francisco Luis Vieira (oboé)
  • Júlio Galvão Dias (cravista)
  • Mafalda Nejmeddine (cravo)
  • Manuela Azevedo (cantora)
  • Márcio Silva (guitarra portuguesa)
  • Nuno Oliveira (piano)
  • Paulo Oliveira (piano, 1979)
  • Paulo Praça (músico)
  • Paulo Veiga (trompete)
  • Ricardo Araújo Rodrigues (saxofone)
  • Teresa Bento (piano)
  • Vasco Costa (piano/violino)

Aires Pinheiro

Aires Pinheiro, guitarrista, de Vila do Conde

Aires Pinheiro, guitarrista, de Vila do Conde

David Oliveira

David Oliveira, professor, foi um dos fundadores do Conservatório de Música de Vila do Conde. Ao longo da sua carreira docente, lecionou a disciplina de Canto Coral nos Liceus e a disciplina de Composição no Conservatório de Música de Porto. Posteriormente, dedicou-se ao ministério da disciplina de Educação Musical no 2º ciclo do ensino básico, para a qual ofereceu um contributo notável, através da elaboração de manuais de ensino, adotados por escolas de todo o País. No concelho de Vila do Conde, além da sua notória atividade enquanto Professor de Educação Musical na Escola Preparatória nº 1 de Vila do Conde – atual Escola Básica Frei João de Vila do Conde, foi um dos fundadores da Academia de Música de S. Pio X – atual Conservatório de Música de Vila do Conde, tendo paralelamente desempenhado funções como diretor do Coro da Igreja Matriz. Faleceu a 25 de maio de 2021.

David Oliveira, professor e compositor

David Oliveira, professor e compositor

Paralelamente à sua profissão como professor, desenvolveu também uma intensa atividade como compositor, com uma produção que aborda diversos estilos musicais, com ênfase na música coral, música para piano e orquestra sinfónica, explorando diversas correntes estéticas.

Paulo Oliveira

Paulo Oliveira (n. 1979) é um dos mais destacados pianistas portugueses da sua geração. Natural de Vila do Conde, iniciou os estudos musicais aos nove anos com Joaquim Bento. Seguidamente ingressou na Academia de Música de S. Pio X como bolseiro da Fundação Dr. Elias de Aguiar. Nesta instituição estudou com Margarida Almeida e Felipe Silvestre, tendo finalizado o Curso Complementar de Piano em 1998 com a classificação máxima. Posteriormente estudou com Tania Achot, concluindo o Curso Superior de Piano na Escola Superior de Música de Lisboa, uma vez mais com as mais altas classificações.

Continuou a sua formação com Sequeira Costa na Universidade do Kansas, com quem estudou durante quase uma década, herdando assim os mais fiéis conhecimentos da era dourada do piano, que o seu mestre tinha recebido directamente de Vianna da Motta, Mark Hamburg, Edwin Fischer, Marguerite Long e Jacques Février. Nesta universidade concluiu estudos de mestrado em 2005, como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Posteriormente, em 2009 concluiu com distinção o seu doutoramento com uma bolsa de estudos da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Outros professores relevantes na sua formação foram Helena Sá e Costa, Luiz de Moura Castro, Andrei Diev, Vladimir Viardo, Vitaly Margulis, Aldo Ciccolini, Paul Badura-Skoda e Dmitri Bashkirov.

Foi distinguido com diversos prémios em concursos nacionais e internacionais, destacando-se o prémio que obteve no “Concurso Internacional de Piano Vianna da Motta,” o 1º prémio no “Concurso Internacional Bartók-Kabalevsky-Prokofiev,” o 2º prémio no “Concurso de Interpretação do Estoril | Prémio El Corte Inglés” e o 1º prémio no “Festival Jovens Pianistas 2010 – Prémio Chopin” – organizado pela Orquestra Metropolitana de Lisboa. Foi ainda vencedor da “Kansas University Symphony Orchestra Concerto Competition”. O duo que mantém com a violoncelista Teresa Valente Pereira foi premiado num recital realizado no “Palau de la Música Catalana” em Barcelona.

Paulo Oliveira tem-se apresentado a solo, com orquestra e em música de câmara em Portugal, Espanha, Andorra, Itália, França, Reino Unido, Polónia, Brasil, Estados Unidos da América, e gravou para a RDP – Antena 2, Radio France e Catalunya Ràdio.

Tocou a solo com a Orquestra Sinfónica da Universidade do Kansas, Orquestra Clássica de Espinho, Orquestra do Algarve, Orquestra do Norte, Orquestra Metropolitana de Lisboa e Orquestra Sinfónica Portuguesa, sob a direcção dos maestros Nicholas Uljanov, Steven McDonald, Pedro Neves, Ferreira Lobo, Cesário Costa e Daniel Klajner.

Paulo Oliveira concilia a sua actividade concertística com o ensino. Foi professor de piano no Conservatório Nacional e no Instituto Piaget. Actualmente integra o corpo docente da Academia de Música de Santa Cecília e da Academia Nacional Superior de Orquestra | Metropolitana. Tem sido regularmente convidado a orientar master classes no país e no estrangeiro, e integrou por diversas vezes júris de concursos internacionais de piano.

Paulo Oliveira, pianista, de Vila do Conde

Paulo Oliveira, pianista, de Vila do Conde, créditos Susana Neves

É membro fundador da actual delegação portuguesa da “EPTA – European Piano Teachers Association.”

Fonte: A informação sobre Ana Cancela, Ana Cristina Ferreira, António José Oliveira, Júlio Galvão Dias, Mafalda Nejmeddine, Márcio Silva, Nuno Oliveira, Paulo Veiga, Teresa Bento, Clara Saleiro, Francisco Luís Vieira, Vasco Costa e Ricardo Araújo Rodrigues foi fornecida por Aires Pinheiro.

Queres destacar-te? Clica AQUI.

Destaca-te na Musorbis

Destaca-te no Musorbis