Vila Flor e os seus órgãos de tubos
Órgãos de tubos do concelho de Vila Flor
2 órgãos (Walker 1964, e A.J. Claro 1903)
O Santuário de Nossa Senhora da Assunção, Vilas Boas, Vila Flor, possui um órgão de tubos Walker. Construído em 1964 pelo organeiro alemão Walker para a Igreja Evangélica de Paul – Gerhardt, em Wellesweiler – Neunkirchen (Alemanha), o órgão de tubos é composto por 2 manuais e uma pedaleira com 24 registos e 1786 tubos, com transmissão mecânica. Foi inaugurado a 16 de maio de 2021, com a soprano Rosana Orsini e o organista Marco Brescia.
De acordo com “A Voz de Trás-os-Montes”, a 4 de setembro de 2020 foi oficializada a compra do órgão à Comunidade Evangélica de Neunkirchen com a assinatura do respetivo contrato, entre a Igreja alemã e o Santuário Diocesano da Senhora da Assunção. A 26 de setembro, o órgão, desmontado e embalado, chegou ao Santuário. Foi instalado pela firma JMS Organaria, de Santo Tirso, entre outubro de 2020 e janeiro de 2021. A afinação e harmonização coube ao organeiro espanhol Óscar Laguna, natural de Burgos.
Para o Pe. Delfim Gomes, reitor do Santuário, esta aquisição encaixa-se nos propósitos dos santuários católicos que apostam na “valorização cultural e artística”, de acordo com a “via pulchritudinis” – caminho da beleza –, enquanto modalidade peculiar da evangelização da Igreja.
“Também este Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Assunção – espaço sagrado – envereda por este caminho da Nova Evangelização procurando oferecer aos peregrinos este contacto com a arte, a música, o silêncio, a paisagem, de modo a encontrar a beleza e suscitar a admiração. É um caminho que leva à procura de Deus e ao encontro com Cristo, Beleza oferecida por Deus aos homens”, refere o sacerdote.
A compra do órgão, desmontagem, transporte, instalação, afinação e harmonização teve um custo total de €70.327,50. «As despesas foram integralmente suportadas pelo Município de Vila Flor (30.000,00 trinta mil euros) e por dois benfeitores (20.000,00 euros cada um).
Fonte: A Voz de Trás-os-Montes
Órgão histórico A.J. Claro
No renovado coro alto da Capela dedicada a Nossa Senhora da Assunção, o órgão A.J.Claro de 1903 foi restaurado pela JMS ORGANARIA em 2022 e inaugurado pelo organista Daniel Oliveira no dia 13 de agosto do mesmo ano. Pretende servir como instrumento de acompanhamento das celebrações e para uma adequada programação cultural.
Vilas Boas é uma antiga freguesia portuguesa do município de Vila Flor, com 28,57 km² de área que, em 2011, tinha 550 habitantes. Foi unida à freguesia de Vilarinho das Azenhas, formando a União das Freguesias de Vilas Boas e Vilarinho das Azenhas com sede em Vilas Boas. Foi vila e sede de concelho extinto em 1836.