Órgão de Tubos do Santuário de Nossa Senhora da Assunção, Vilas Boas, Vila Flor
Órgãos de tubos do concelho de Vila Flor

O Santuário de Nossa Senhora da Assunção, Vilas Boas, Vila Flor, possui um órgão de tubos Walker. Construído em 1964 pelo organeiro alemão Walker para a Igreja Evangélica de Paul – Gerhardt, em Wellesweiler – Neunkirchen (Alemanha), o órgão de tubos é composto por 2 manuais e uma pedaleira com 24 registos e 1786 tubos, com transmissão mecânica. Foi inaugurado a 16 de maio de 2021, com a soprano Rosana Orsini e o organista Marco Brescia.

De acordo com “A Voz de Trás-os-Montes”, a 4 de setembro de 2020 foi oficializada a compra do órgão à Comunidade Evangélica de Neunkirchen com a assinatura do respetivo contrato, entre a Igreja alemã e o Santuário Diocesano da Senhora da Assunção. A 26 de setembro, o órgão, desmontado e embalado, chegou ao Santuário. Foi instalado pela firma JMS Organaria, de Santo Tirso, entre outubro de 2020 e janeiro de 2021. A afinação e harmonização coube ao organeiro espanhol Óscar Laguna, natural de Burgos.

Para o Pe. Delfim Gomes, reitor do Santuário, esta aquisição encaixa-se nos propósitos dos santuários católicos que apostam na “valorização cultural e artística”, de acordo com a “via pulchritudinis” – caminho da beleza –, enquanto modalidade peculiar da evangelização da Igreja.

“Também este Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Assunção – espaço sagrado – envereda por este caminho da Nova Evangelização procurando oferecer aos peregrinos este contacto com a arte, a música, o silêncio, a paisagem, de modo a encontrar a beleza e suscitar a admiração. É um caminho que leva à procura de Deus e ao encontro com Cristo, Beleza oferecida por Deus aos homens”, refere o sacerdote.

A compra do órgão, desmontagem, transporte, instalação, afinação e harmonização teve um custo total de €70.327,50. «As despesas foram integralmente suportadas pelo Município de Vila Flor (30.000,00 trinta mil euros) e por dois benfeitores (20.000,00 euros cada um).

Fonte: A Voz de Trás-os-Montes

Órgão de Tubos do Santuário de Nossa Senhora da Assunção, Vilas Boas, Vila Flor

Órgão de Tubos do Santuário de Nossa Senhora da Assunção, Vilas Boas, Vila Flor

Órgão histórico

Órgão de Tubos do Santuário de Nossa Senhora da Assunção

Órgão de Tubos do Santuário de Nossa Senhora da Assunção

Vilas Boas é uma antiga freguesia portuguesa do município de Vila Flor, com 28,57 km² de área que, em 2011, tinha  550 habitantes. Foi unida à freguesia de Vilarinho das Azenhas, formando a União das Freguesias de Vilas Boas e Vilarinho das Azenhas com sede em Vilas Boas. Foi vila e sede de concelho extinto em 1836.

Santuário de Nossa Senhora da Assunção, Vilas Boas, Vila Flor

Santuário de Nossa Senhora da Assunção, Vilas Boas, Vila Flor