Banda Musical do Pontido
Músicos do Concelho de Vila Pouca de Aguiar

Projeto em desenvolvimento, o Musorbis aproxima os munícipes e os cidadãos do património musical e dos músicos do Concelho.

Banda Musical do Pontido

A Banda Musical do Pontido é a única filarmónica existente no concelho de Vila Pouca de Aguiar. Pontido é o nome de uma pequena aldeia pertencente à freguesia de Telões, próximo da Estrada Nacional n.º 2 que liga Vila Pouca de Aguiar a Vila Real. O local é referido por Camilo Castelo Branco no seu romance o “Esqueleto”. Esta localidade é ainda ponto de passagem obrigatório para quem quer visitar o Castelo de Aguiar. Outrora conhecido por castelo do Pontido, foi construído na Baixa Idade Média.

Fundada em 1765, ao que se julga por dois religiosos que terão vindo viver para esta localidade, é provavelmente uma das mais antigas filarmónicas do pais. Inicialmente com 13 elementos, a Banda chegou a atuar para o Rei D. Carlos em 1907 aquando da sua deslocação a Pedras Salgadas para a inauguração do caminho de ferro de Vila Real até aquela localidade. Hoje é composta por 46 elementos, na sua grande maioria jovens.

A Filarmónica passou por dificuldades, entre as quais a interrupção da atividade entre 1929 e 1938. Nas décadas de setenta e oitenta foi muito fustigada pela emigração, contrariedade ultrapassada a partir dos anos 90 do século XX. Das atividades regulares desenvolvidas pela Banda de Música destacam-se as de inverno, que incluem os ensaios e a formação de jovens iniciantes, e as de verão, que incluem a participação nas mais variadas festas e romarias para as quais é solicitada. Tem em média cerca de 25 a 30 saídas anuais que vão desde receções oficiais a abrilhantar festas e romarias. O repertório é variado e vai do clássico ao ligeiro, popular e religioso. É Instituição de utilidade Pública desde 2001. A banda é dirigida desde 1987 pelo Maestro Américo Costa, simultaneamente Presidente da Direção. O maestro é natural desta localidade e também ele um antigo executante da Filarmónica, à semelhança de todos os que o antecederam.

BMP

Banda Musical do Pontido

Banda Musical do Pontido

0 comentários

Deixe um comentário

Quer participar?
Deixe a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *