Vila Real e os seus festivais

Vila Real, Ponto de Guitarra
Festivais em Vila Real

Cursos, concursos, jornadas, festivais e outros eventos musicais no Concelho

Ponto de Guitarra – Festival de Guitarra em Trás-os-Montes e Alto Douro

O Ponto de Guitarra – Festival de Guitarra em Trás-os-Montes e Alto Douro tem como diretor artístico Paulo Vaz de Carvalho.

Vila Real, Ponto de Guitarra

Vila Real, Ponto de Guitarra

Encontros Internacionais de Música da Casa de Mateus

Criados em 1979, os Encontros Internacionais de Música da Casa de Mateus assinalaram, sob o impulso de Gustav e Marie Leonhardt, uma transformação radical do panorama da Música Antiga em Portugal. Interrompidos em 2005, regressam em 2018, com direção artística de Ricardo Bernardes e direção pedagógica de António Carrilho. Anualmente, numa paisagem particularmente propícia, marcada por um dos mais importantes monumentos barrocos em Portugal, juntam-se mais de três dezenas de músicos em torno das ideias de transmissão e estudo intensivo de instrumento, voz e diferentes agrupamentos de câmara nos domínios da música antiga e barroca. Os fins de tarde dos Encontros são preenchidos com uma agenda de concertos que ocupam os espaços da Casa e transbordam em relação com a cidade. Pelo meio, as conferências emprestam um sentido de reflexão e debate que aprofunda o conhecimento das matérias musicais e estende novos caminhos de exploração de ideias e repertórios.

Encontros Internacionais de Música da Casa de Mateus

Encontros Internacionais de Música da Casa de Mateus

Reciclanda

Reciclanda

O projeto Reciclanda promove a reutilização, reciclagem e sustentabilidade desde idade precoce.

Com música, instrumentos reutilizados, poesia e literaturas de tradição oral, contribui para o desenvolvimento global da criança e o bem estar dos idosos. Faz ACD e ALD (formações de curta e longa duração). Dinamiza oficinas de música e atividades em colónias de férias com crianças. Municípios, Escolas, Agrupamentos, Colégios, Festivais, Bibliotecas, CERCI, Centros de Formação, Centros de Relação Comunitária podem contratar serviços Reciclanda.

Contacte-nos:

António José Ferreira
962 942 759

Órgão Mascioni (2016) da de Vila Real

O grande órgão (dito sinfónico) da Catedral de Vila Real foi construído pelo organeiro Mascioni em 2016 e tem desde a sua inauguração a sua “programação organística permanente”.

Temporada do Órgão Mascioni (2016) da Catedral de Vila Real

Temporada do Órgão Mascioni (2016) da Catedral de Vila Real

Festival Internacional Douro Jazz

Em 2023 acontece em Vila Real a 18.ª edição do Festival Internacional Douro Jazz. De 4 a 14 de Outubro, o festival apresenta no Teatro de Vila Real seis concertos, com artistas locais, nacionais e internacionais.

O pianista Tord Gustavsen, uma das figuras de maior relevo do jazz escandinavo, é o cabeça de cartaz internacional. Com uma carreira de 20 anos distinguida com múltiplos prémios, incluindo o Prémio Bell para o Melhor Álbum de Jazz Internacional, Tord apresenta-se em trio com Jarle Vespestad na bateria e Steinar Raknes no contrabaixo. A abertura do programa ocorre com a apresentação de “Serpente”, o mais recente disco do vila-realense Carlos Azevedo que, enquanto director da Orquestra Jazz de Matosinhos ou compositor, tem uma carreira notável a nível nacional e internacional.

De Espanha, participa o duo de guitarra e bateria Rotan2 Project, baseado na técnica “fingerstyle” de Tanausú Luis.

Segue-se GUME, um quinteto de músicos sediados em Lisboa que explora a síncope, a palavra e a melodia em diálogo com a cultura urbana e as tradições rítmicas originárias de África e da sua diáspora, como a rumba cubana, o maracatu brasileiro, o rara haitiano, o jazz e o rap norte-americanos.

Na segunda semana reunimos a Orquestra de Jazz do Douro e Luísa Sobral (uma das compositoras e cantoras mais importantes da nova geração de músicos portugueses) para interpretarem um repertório planeado propositadamente para este concerto.

O Douro Jazz fecha com um concerto do quarteto que junta o trompetista português Luís Vicente com o renomado contrabaixista americano William Parker, o saxofonista John Dikeman, também americano, e o baterista britânico Mark Sanders.

A 18.ª edição do Douro Jazz conta com uma programação complementar no Café-Concerto, numa parceria com o Café-Concerto Maus Hábitos e Os putos do jazz.

Fonte: Putos do jazz

Teatro de Vila Real

Teatro de Vila Real