Associação Filarmónica Retaxense
Músicos do Concelho de Vila Velha de Ródão

Projeto em desenvolvimento, o Musorbis aproxima os munícipes e os cidadãos do património musical e dos músicos do Concelho.

Associação Filarmónica Retaxense

A Associação Filarmónica Retaxense, de Vila Velha de Ródão, foi fundada em 1921, numa noite de S. João. O seu primeiro maestro foi o Padre Domingos. Tem mantido e desenvolvido a cultura musical na região. Sofreu um interregno de vinte anos, de 1959 a 1979, devido, sobretudo à falta de elementos, provocada pelo movimento de emigração.

em participado em diversos os festivais, com especial relevo para o promovido pela R.T.P. no Porto em representação do Distrito de Castelo Branco no âmbito do projeto “Bandas em Concerto”, depois de ser selecionada em concurso a nível distrital e na final nacional do Concurso “FESTIMÚSICA” promovido pelo INATEL, representado o distrito de Castelo Branco na Aula Magna em Lisboa.

Desenvolve a sua atividade em festejos religiosos e populares e tem atuado em concertos de carácter social e humanitário. Tem participado em cumprimentos e receções oficiais e atuado em intercâmbios com congéneres, como participante e como promotora de encontros de bandas.

Uma das metas prioritárias é o ensino da música e a sua divulgação. A constituição da sua Escola da Música em 1987 é disso um excelente exemplo, não só para a formação dos seus futuros executantes, como também para a consecução dos seus objetivos de índole cultural. Nos dias de hoje a Filarmónica Retaxense possui uma Escola de Música com cerca de 3o alunos, com idades entre os 6 e os 40 anos, tendo um Professor para cada disciplina de instrumento e teóricas. No âmbito da disciplina de Classe de Conjunto, a Filarmónica Retaxense possui também uma Orquestra Juvenil, formada pelos alunos que constituem a Escola de Música.

A sede da Filarmónica Retaxense foi inaugurada em 30 de outubro de 1999. Até então ocupava, para ensaios e concertos oferecidos à população, a sede da Junta de Freguesia de Retaxo. Os ensaios da Banda têm lugar no Auditório da Sede Social.

Ao longo dos tempos e desde a sua constituição, a Filarmónica foi dirigida pelos Maestros Padre Domingos., Padre David, Júlio, Jóia, Gomes,  Jaime, Lourenço, José Filipe, José Maria Portalete, Joaquim Cabral, Alberto, Joaquim Carmona, Jorge Correia, Pedro Ladeira, José Belinha, e atualmente o Maestro Bruno Cândido quem tem a seu cargo a direção musical da Banda e a direção pedagógica da Escola de Música.

Associação Filarmónica Retaxense

Associação Filarmónica Retaxense

0 comentários

Deixe um comentário

Quer participar?
Deixe a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *