Grupo Folclórico Leões da Beira de Rio de Loba
Folclore em Viseu

Grupos etnográficos, tradições e atividades no Concelho

  • Grupo Folclórico Leões da Beira de Rio de Loba
  • Rancho Folclórico As Costureirinhas de Cavernães
  • Rancho Folclórico da Associação “As Cabacinhas de Santiago”
  • Rancho Folclórico de Abraveses
  • Rancho Folclórico de Gumirães
  • Rancho Folclórico de Torredeita
Grupo Folclórico Leões da Beira de Rio de Loba

O Grupo Folclórico Leões da Beira de Rio de Loba é uma associação de natureza etnográfica do Concelho de Viseu, freguesia de Rio de Loba. Em Rio de Loba, em determinadas épocas do ano, cantavam-se as Janeiras, os Reis e o Lamentar das almas. Nas tardes de domingo, ao som da gaita de beiços e outros instrumentos rudimentares, rapazes e raparigas faziam grandes bailaricos, quase sempre com a presença por perto dos pais protetores.

Grupo Folclórico Leões da Beira de Rio de Loba

Grupo Folclórico Leões da Beira de Rio de Loba

O Grupo Folclórico tenta manter vivas estas tradições e passá-las às novas gerações. O rancho é possuidor de vários trajes de trabalho como: malhador, mulher da eira, homem da rega, mulher da ceifa, vendedores, moleiros, trajes domingueiros, de romaria e outros, bem como ferramentas e objetos utilizados nos trabalhos rurais, na época que representa, primeiros anos do século XX. As suas danças sempre de roda, são de trabalho, romaria e de terreiro.

Rancho Folclórico As Costureirinhas de Cavernães

Num planalto em que se avista a Serra da Estrela e se debruça sobre o encantador vale do Dão, situa-se Cavernães, sede de freguesia do seu Rancho Folclórico “As Costureirinhas” de Cavernães. O Rancho surgiu na sequência da atividade que vinha sendo desenvolvida desde 1933 por um grupo de tricanas, que se foi mantendo até 1966, data em que os responsáveis de então decidiram constituir um autêntico rancho folclórico, ao qual lhe atribuíram a designação de “As Costureirinhas”, pelo facto de em Cavernães, desde o último quartel do penúltimo século, ter existido uma escola de costura, por onde passaram um sem número de raparigas da região.

Em 1976, a Associação do Rancho Folclórico “As Costureirinhas” de Cavernães inicia o seu processo de legalização, sendo que, no ano de 1990, foram alterados os estatutos desta Associação para uma IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social). Desde então, a Associação tem como objetivos o apoio à população na sua área de intervenção, nomeadamente, a Infância, Juventude e Terceira Idade, nos domínios recreativos, formativos, culturais, educativos e sociais, que são mantidos até aos dias de hoje.

Em 2001, foi inaugurado o edifício onde desde então funcionam as instalações do ATL, atividades do Rancho Folclórico e o Jardim de Infância. Com as crescentes preocupações sociais, a Direção decidiu construir um edifício onde pudessem funcionar as valências de Lar, SAD e Creche. Este edifício ficou concluído em 2011, e as suas valências tiveram início em setembro do mesmo ano. Desde então têm sido prestados os serviços sociais mais índoles para as pessoas carenciadas.

Rancho Folclórico da Associação “As Cabacinhas de Santiago”

O Rancho Folclórico da Associação “As Cabacinhas de Santiago” é uma associação de natureza etnográfica do Concelho de Viseu.

Rancho Folclórico de Abraveses

O Rancho Folclórico de Abraveses é uma associação de natureza etnográfica do Concelho de Viseu, freguesia de Abraveses.

Rancho Folclórico de Gumirães

O Rancho Folclórico de Gumirães é uma associação de natureza etnográfica sediada em Gumirães, Concelho de Viseu.

Rancho Folclórico de Torredeita

O Rancho Folclórico de Torredeita é uma associação de natureza etnográfica da antiga freguesia de Torredeita, concelho de Viseu.

0 comentários

Deixe um comentário

Quer participar?
Deixe a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *