Vizela e o seu folclore
Folclore em Vizela
Grupos etnográficos, tradições e atividades no Concelho
- Região: Entre Douro e Minho
- Distrito: Braga
02 grupos
- Grupo Folclórico de Santa Eulália
- Rancho Folclórico de Tagilde
Grupo Folclórico de Santa Eulália
O Grupo Folclórico de Santa Eulália foi fundado em 1984, e desde muito cedo se tornou membro efetivo da Federação do Folclore Português. Representa um folclore bastante singular, naturalmente com influências da Região do Baixo Minho e com algumas reminiscências do Douro Litoral. Sendo este grupo proveniente de uma das zonas mais industrializadas do país, não permitiu que o tempo fizesse desaparecer as ricas e profundas tradições rurais, a ancestral cultura popular. Por isso se preocupa em fazer preservar trajos, utensílios de trabalho, danças e cantares, hábitos e costumes da sua terra.
Os trajos representativos do grupo são os seguintes: trajo de noivos, trajos de domingar (ou de ir à missa), trajos de feirar, trajos de trabalho (ceifeira, podador, trajos ligados aos trabalhos do linho, etc…), trajos de ir à escola.
Danças e cantares recuperadas pelo grupo: Batoquinho, Velho, vira de Rolar, vira Cruzado, Ai ó Júlia, Verde Gaio, malhão Roubado, Senhor da Pedra, Canastrinha, rusga da Nossa Terra, Ratinho, Vareira das Palmas, Penafiel, cana verde Ricoqueira, vira de Oito, Advertida.
Missa de Reis
O projeto Reciclanda promove a reutilização, reciclagem e sustentabilidade desde idade precoce. Clique e saiba mais.
Com música, instrumentos reutilizados, poesia e literaturas de tradição oral, contribui para o desenvolvimento global da criança e o bem estar dos seniores.
Contacte-nos:
António José Ferreira
962 942 759
Rancho Folclórico de Tagilde
O Rancho Folclórico de Tagilde é uma associação de natureza etnográfica do Concelho de Vizela, que apresenta as danças, cantares, trajes e utensílios que retratam, com verosimilhança, os hábitos e costumes das gentes de Tagilde.