Grupo Folclórico de Santa Eulália
Folclore em Vizela

Grupos etnográficos, tradições e atividades no Concelho

  • Região: Entre Douro e Minho
  • Distrito: Braga
  • Concelho: Vizela

02 grupos

  • Grupo Folclórico de Santa Eulália
  • Rancho Folclórico de Tagilde
Grupo Folclórico de Santa Eulália

O Grupo Folclórico de Santa Eulália foi fundado em 1984, e desde muito cedo se tornou membro efetivo da Federação do Folclore Português. Representa um folclore bastante singular, naturalmente com influências da Região do Baixo Minho e com algumas reminiscências do Douro Litoral. Sendo este grupo proveniente de uma das zonas mais industrializadas do país, não permitiu que o tempo fizesse desaparecer as ricas e profundas tradições rurais, a ancestral cultura popular. Por isso se preocupa em fazer preservar trajos, utensílios de trabalho, danças e cantares, hábitos e costumes da sua terra.

Os trajos representativos do grupo são os seguintes: trajo de noivos, trajos de domingar (ou de ir à missa), trajos de feirar, trajos de trabalho (ceifeira, podador, trajos ligados aos trabalhos do linho, etc…), trajos de ir à escola.

Danças e cantares recuperadas pelo grupo: Batoquinho, Velho, Vira de Rolar, Vira Cruzado, Ai ó Júlia, Verde Gaio, Malhão Roubado, Senhor da Pedra, Canastrinha, Rusga da Nossa Terra, Ratinho, Vareira das Palmas, Penafiel, Cana Verde Ricoqueira, Vira de Oito, Advertida.

Grupo Folclórico de Santa Eulália

Grupo Folclórico de Santa Eulália

Missa de Reis

Rancho Folclórico de Tagilde

O Rancho Folclórico de Tagilde é uma associação de natureza etnográfica do Concelho de Vizela, que apresenta as danças, cantares, trajes e utensílios que retratam, com verosimilhança, os hábitos e costumes das gentes de Tagilde.

Rancho Folclórico de Tagilde

Rancho Folclórico de Tagilde