Musorbis, um mundo de música

QUEM SOMOS?

Criado em 2020 por António José Ferreira, o Musorbis é a plataforma  que, fazendo parte do projeto Meloteca, se dedica à divulgação do património musical de todos os concelhos portugueses.

Musorbis, Meloteca e Loja Meloteca são três plataformas complementares de um reconhecido projeto de divulgação da música em Portugal.

  1. Lançado em dezembro de 2020, o Musorbis (www.musorbis.com) é um projeto em desenvolvimento.
  2. Os sítios incrementam-se e complementam-se cada vez mais para alcances regional/nacional e nacional/global.
  3. Os músicos profissionais (não apenas intérpretes mas aqueles cuja formação e atividade gira em torno da música) podem constar na Meloteca (www.meloteca.com) o que, na forma simples, não tem custos.
  4. Quem pretender um lugar de destaque pode também fazê-lo e assim ajudar os projetos a crescerem de forma sustentada.
  5. Sendo que existem 308 concelhos em Portugal, cada um tem o seu artigo de músicos, de bandas filarmónicas, de coros, de ranchos, de órgãos de tubos, de iconografia musical, de salas de concerto.
  6. No caso dos órgãos de tubos, além das notas historico-artísticas, pretendemos informar sobre os organistas titulares e sobre as escolas onde se aprende órgão.
  7. A partir de um assunto musical, o utilizador pode aceder aos assuntos relacionados, e está previsto um mapa interativo a partir do qual os leitores acederão rapidamente a cada concelho.
  8. Nem a Meloteca, lançada em 2003, nem o Musorbis, lançado em 2020, recebe qualquer apoio institucional.
  9. Coopere divulgando entre os seus ou enviado um donativo.

HISTÓRIA

A palavra Meloteca foi criada a partir do Grego, no ano 2000, por António José Ferreira, que só mais tarde a registaria como marca. Verificou-se ser este o embrião dos atuais projetos de divulgação musical e criação pedagógica para a infância.

A 02 de setembro de 2003 foi lançado o sítio www.meloteca.com, cujo alcance permitiu, entre outras coisas, sem apoios institucionais e sem anúncios publicitários pagos, dar formação a 1550 professores e educadores, a partir de 2007, de Norte a Sul de Portugal continental.

As atividades de formação e ensino deram a origem a outro projeto, a “Loja Meloteca”, com cerca de 80 títulos originais de António José Ferreira destinados a apoiar a música na Infância, sobretudo.

Além do sítio da música, a marca está presente e ativa nas redes sociais com contas no Facebook, Instagram, Tweeter, LinkedIn e Google MyBusiness.

Em 2018, o Sítio da Meloteca foi objeto de uma transformação radical de modo a acompanhar os avanços tecnológicos. Do antigo sítio da música, ficou praticamente o nome, uma vez que todas as páginas, artigos e portfólio foram criados de raiz. Os próprios conteúdos são, na grande maioria, diferentes. Outros, foram excluídos, por estarem desatualizados ou por se revestirem de um interesse pouco significativo.

Para que o sítio não fosse pesado e lento, optou-se por dividi-lo progressivamente em três, e assim foi lançada em 2018 a nova Meloteca, em 2020 o Musorbis, e a Loja Meloteca em 2021. O Musorbis tem o foco na divulgação do património musical edificado, esculpido, pintado, impresso e gravado, na ótica dos concelhos portugueses. Dá atenção a todos os concelhos de Portugal no que se refere à música, numa perspetiva interdisciplinar.

António José Ferreira
Sandim, 18 de setembro de 2021