Mêda e o seu folclore

Rancho Folclórico de Mêda do Centro Cultural e Recreativo de Mêda
Folclore em Mêda

Grupos Etnográficos, Tradições e Atividades no Concelho

Rancho Folclórico de Mêda

A tradição Folclórica na Mêda remonta a 1958, quando foi fundado o Rancho das Vindimas. Ao longo dos tempos, várias foram as gerações de famílias que participaram ou participam ainda hoje nas atividades levadas a cabo pelo Rancho Folclórico de Mêda.

O Rancho Folclórico de Mêda do Centro Cultural e Recreativo de Mêda fundado a 29 de Abril de 1981 veio dar seguimento a essa tradição. As atuações são a parte mais visível e a que preenche o dia-a-dia do Rancho Folclórico. Para além das atuações em Portugal continental, o Rancho apresentou-se no Funchal e na Ilha do Pico, levando o nome e a cultura do concelho de Mêda a todos os cantos de Portugal.

O Rancho Folclórico de Mêda realiza outras atividades como torneios de jogos tradicionais, bailes, cantar dos Reis e as Janeiras, o “Enterro do Entrudo”, tradição Carnavalesca com que Cidade de Mêda encerra o Carnaval. A comemoração dos Santos Populares está muito ativa não só na Cidade de Mêda, como também no Concelho. O Grupo de Folclore de Mêda realiza as marchas de Santo António.

Centro Cultural e Recreativo da Mêda
Avenida Gago Coutinho e Sacadura Cabral
6430-183 Mêda

Rancho Folclórico de Mêda do Centro Cultural e Recreativo de Mêda

Rancho Folclórico de Mêda do Centro Cultural e Recreativo de Mêda