Rancho Folclórico de Arronches
Folclore e tradições musicais no Concelho de Arronches

Grupos Etnográficos, Tradições e Atividades no Concelho

Arronches é uma vila portuguesa no distrito de Portalegre, região Alentejo e sub-região do Alto Alentejo, com cerca de 1900 habitantes. É sede de um município com 314,65 km² de área e 3165 habitantes, subdividido em 3 freguesias.

  • Região: Alentejo (Alto Alentejo)
  • Distrito: Portalegre
  • Concelho: Arronches
Grupo de Pedrinhas de Arronches

O Grupo de Pedrinhas de Arronches nasceu por acaso quando um grupo de amigos decidiu fazer música, com as pedras recolhidas no rio Caia, com intenção de participar num evento televisivo. A sua arte de execução musical depressa conquistou o público e a fama espalhou-se. Faz parte do Rancho Folclórico de Arronches.

Rancho Folclórico de Arronches

O Rancho Folclórico de Arronches foi fundado a 24 de maio de 1981 com objetivo de divulgar o folclore do Alentejo e os usos e costumes da região. Desde essa data esteve sediado nas instalações da antiga Casa do Povo de Arronches. Em 2009, ao abrigo de um protocolo assinado com a Câmara Municipal de Arronches, passou a dispor de amplas e modernas instalações para desenvolver a sua atividade, num dos antigos celeiros da ex-EPAC.

O Rancho é composto por cerca de 40 elementos que vão dos 5 aos 85 anos, fazendo ainda parte do mesmo o Grupo das Pedrinhas de Arronches. Ao longo destes anos de atividade o Rancho Folclórico de Arronches pode contar com o empenho e dedicação de alguns bons técnicos de folclore (ensaiadores), tais como a Irene Barradas da Urra, João Nunes Vidal de Marvão, ou ainda o Álvaro Parreira de Portalegre. O Rancho é dirigido pelo jovem acordeonista do grupo Francisco Almeida. É membro da Associação de Folcloristas do Alto Alentejo.

RFA

Rancho Folclórico de Arronches

Rancho Folclórico de Arronches

Sede do RFA

Sede do Rancho Folclórico de Arronches

Sede do Rancho Folclórico de Arronches