Barreiro e o seu folclore

Rancho Folclórico Regional do Lavradio
Folclore no Barreiro

Grupos Etnográficos, Tradições e Atividades no Concelho

  • Região: Estremadura (Estremadura Sul)
  • Distrito: Setúbal
  • Concelho: Barreiro
Rancho Folclórico Regional do Lavradio

O Rancho Folclórico Regional do Lavradio foi fundado em 1985, por um grupo de pessoas oriundas da freguesia do Lavradio – Barreiro. Tem como objetivo defender e expandir o folclore da região do Lavradio.

Fez um trabalho de recolhas não só de danças e cantares como também de usos, trajes populares, tradições sociais e religiosas, instrumentos musicais e adereços do século passado. São suas modas:
Rusga de entrada, Vira do Lavradio, Sapateado, Cigorra, Vira do pescador, Vira Batido, Chita da minha blusa, Caracol, Colia, Vila meã, Margarida vai á fonte, Tamaquinha, Vira marcado, Fandango, Vira das vindimas, Vira de Stº António, Verde Gaio dançado, Rusga de saída, Campino.

Enverga trajes de Campino, Menina rica, Capataz, Governante, Salineiro, Apanhadora de ostras, Menina dos recados, Carroceiro, Camponesa com traje de romana, Ceifeira, Camponeses com traje domingueiro, Camponeses com traje de trabalho, Moleiro – Moleira, Campino da charneca, Campino da romaria, Mulher da rega, Vindimeiros, Noivos, Padrinhos, Viúva, Mulher da barraca, Pescador.

Rancho Folclórico Regional do Lavradio

Rancho Folclórico Regional do Lavradio

Fontes do Musorbis Folclore:

No Musorbis foram revistos todos os historiais de grupos etnográficos. Para facilitar a leitura, foram retirados pormenores redundantes e subjetivos, e foram corrigidos erros de português.