Banda Filarmónica de Caria, de Belmonte
Filarmónicas de Belmonte

Bandas de Música, História e Atividades no Concelho

Banda de Música de Belmonte

O documento mais antigo conhecido que se refere à Banda de Música de Belmonte data de 30 de janeiro de 1884. Trata-se da ata de uma reunião da Câmara, em que se refere a “Phylarmonica” e a necessidade de ser consertado o telhado da casa de ensaios. Em 1902, a Filarmónica dividiu-se, dando origem a duas bandas distintas, designadas “Banda Velha” e “Banda Nova”, situação que se manteria durante uma década, até à extinção, quase simultânea, das duas. Anos mais tarde, alguns dos músicos destas bandas juntaram-se e constituíram uma nova banda, denominada “Filarmónica União Belmontense”, que também se extinguiria.

Em 1945, sob os auspícios da Casa do Povo de Belmonte, nasceu a “Banda de Música da Casa do Povo”, nome que conservaria até 1997, quando mudou o nome para “Banda de Música de Belmonte”. Foi seu primeiro regente João Horácio Mineiro. Desde então, a Banda de Música de Belmonte tem servido não só a comunidade local, mas também a restante comunidade nacional e internacional, disponibilizando-se sempre para qualquer colaboração. Em 1994, recebeu a Medalha de Mérito Cultural, além dos vários louvores da Câmara Municipal de Belmonte e da Assembleia Municipal. Tem atuado em festas e comemorações, em Portugal e no estrangeiro.

BFB

Banda Filarmónica de Belmonte

Banda Filarmónica de Belmonte

Banda Filarmónica de Caria

Banda Filarmónica de Caria, concelho de Belmonte é uma coletividade de Cultura e Recreio com grande parte da atividade dirigida para a atuação da sua Banda de Música. Composta por músicos amadores e voluntários essencialmente jovens, mantém uma atividade regular, com dedicada participação dos seus elementos, em festas civis e religiosas da região, datas comemorativas e festas do concelho. Fez deslocações ao estrangeiro, designadamente a França por ocasião do 14 de julho (dia nacional de França).

Foi formada há mais de um século na Vila de Caria, por volta de 1890 com o nome de Banda Filarmónica da Casa do Povo de Caria. Foi constituída como Associação passando a designar-se como Banda Filarmónica de Caria. Foi-lhe atribuída a medalha de Mérito Cultural em 1994 e a Medalha de Mérito Municipal em 2013 e 2017.

Banda Filarmónica de Caria criou em 2011 o Grupo Cultural da Banda Filarmónica de Caria, com o intuito de, além de promover a atividade musical, dinamizar a Vila de Caria e o concelho de Belmonte preservando as tradições, divulgando a História e promovendo o bem estar. A BFC conta com 40 executantes. Tem como presidente Luís António Pinto de Almeida, e como responsável Musical Rodrigo Bernardo. Possui uma Escola de Música, dirigida pelo Cristóvão Borrego.

BFC

Banda Filarmónica de Caria, de Belmonte

Banda Filarmónica de Caria, de Belmonte