Rancho Folclórico Os Camponeses de Arosa
Folclore no Concelho

Grupos Etnográficos, Tradições e Atividades no Concelho

  • Associação do Grupo Folclórico de S. Nicolau
  • Associação Rancho Folclórico As Lavradeiras da Vila de Cavez
  • Rancho Folclórico S. João Baptista de Cavez
  • Rancho Folclórico Os Camponeses de Arosa
Associação do Grupo Folclórico de S. Nicolau

O folclore representa a principal atividade da Associação Grupo Folclórico de S. Nicolau – Cabeceiras de Basto. Desde a sua fundação, em 2002, a coletividade tem recebido cada vez mais solicitações para participar em festivais, festas e romarias, promovendo desta forma o folclore e a etnografia das gentes de Basto.

Lugar da Cumieira
4860-136 Cabeceiras de Basto
Contacto: 962 348 815 | 253 661 483 | 969 616 555

O Ministro da Cultura visitou 1 de outubro de 2016 a sede da Associação do Grupo Folclórico de S. Nicolau, em Cabeceiras de Basto, uma coletividade fundada no ano de 2000. Desde então, este grupo concelhio tem vindo a empenhar-se na salvaguarda, promoção e divulgação dos usos e costumes desta terra de Basto através do folclore, da etnografia e das belas danças e cantigas com que habitualmente se apresenta ao público, sendo atualmente o presidente da direção Manuel Pacheco.

Na oportunidade, o presidente da direção fez um histórico da agremiação, falando da construção da sede, das dificuldades que sentiram mas também dos apoios que receberam, agradecendo “a dedicação de muitos que colaboraram na construção da sede”.

O presidente da Junta de Freguesia de Cabeceiras de Basto, José Carlos Rebelo, também presente nesta sessão, demonstrou a sua disponibilidade para “continuar a apoiar a associação” que tem contribuído para o desenvolvimento cultural da freguesia.

O Ministro elogiou a ação deste grupo evidenciando que o folclore e a sua alegria conseguem criar laços de união entre as pessoas, contagiando os povos aquém e além fronteiras.

Associação Rancho Folclórico – As Lavradeiras da Vila de Cavez

Constituída em 21 de fevereiro de 2015, a Associação Rancho Folclórico – As Lavradeiras da Vila de Cavez tem como objeto social a valorização e defesa do folclore regional, a promoção do seu estudo, investigação e difusão. Com sede no Lugar de Moimenta, a Associação Rancho Folclórico – As Lavradeiras da Vila de Cavez pretende, também, promover, preservar e recolher danças, trajes, instrumentos e canções das regiões. Visa desenvolver e promover manifestações culturais através da música e no convívio salutar entre os associados, bem como nas diversas atividades culturais e recreativas promovidas dentro e fora do nosso concelho.

Rancho Folclórico de S. João Baptista de Cavez

Fundado em 1989, o Rancho Folclórico de S. João Baptista de Cavez é uma coletividade que tem como objetivo principal desenvolver atividades de cariz etnográfico e folclórico. Tendo Cavez como centro da sua ação, participa em festas e romarias, em encontros e concursos divulgando e promovendo os usos e costumes daquela localidade em particular e do concelho em geral.

Rancho Folclórico de S. João Baptista de Cavez

Rancho Folclórico de S. João Baptista de Cavez

Centro Comunitário
Rua Camilo Castelo Brancos
4860-157 Cavez
Contacto: 253 654 619 | 933 716 178

Rancho Folclórico Os Camponeses de Arosa

Fundada em 1977, a Associação, tem vindo a recolher músicas, letras e danças, que servem de suporte ao Rancho Folclórico ‘Os Camponeses de Arosa’.
Festas e romarias, intercâmbios associativos e deslocações ao estrangeiro, têm mobilizado a atividade desta coletividade que dinamiza também ações de cariz sociocultural em prol da comunidade onde se encontra sedeada.

Rancho Folclórico Os Camponeses de Arosa

Rancho Folclórico Os Camponeses de Arosa

Tamonde – Arosa
4860-152 Cavez
Contacto: 965 198 152 | 936 029 512

0 comentários

Deixe um comentário

Quer participar?
Deixe a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *